O Ozono e os gases do Efeito de Estufa
O «efeito de estufa» é essencial para o bem-estar do planeta Terra. Este fenómeno passa por captar a energia solar e a sua absorção, tornando a temperatura «amena». A atmosfera tem gases que evitam que esse calor dissipe, que é essencial para a vida humana e preservação da própria Natureza.
Com o crescimento da população mundial, com os avanços tecnológicos e industriais verificou-se um aumento de CO2 na atmosfera, casa dos 25 por cento. Assiste-se a um agravamento deste fenómeno, que dá origem ao aquecimento global, devido ao aumento de gases de efeito de estufa que impedem que o calor emitido pelos raios solares seja liberto para o espaço.
Principais gases que actuam no efeito de estufa:
CO2 – Dióxido de Carbono – que representa grande parte do efeito de estufa, estimado em cerca de 60 por cento apenas derivado do uso dos combustíveis fósseis.
CFC – Clorofluorcarbono – deriva essencialmente de plásticos e sprays, e actua em grande parte na deterioração da camada de ozono, tendo dez por cento de responsabilidade no fenómeno de efeito de estuda.
CH4 – Metano – corresponde a cerca de 20 por cento do efeito de estufa, proveniente das lixeiras.
HNO3 – encontra-se em grande escala na decomposição de químicos, como fertilizantes, contribuindo em cerca de 5 por cento para o efeito de estufa.
O3 – Ozono – deriva basicamente do progresso do Homem, no que diz respeito à poluição, e os exemplos são vários, desde as fábricas aos automóveis.