Eólica doméstica custa menos electricidade
As eólicas domésticas são ou poderão ser uma boa ferramenta quando se trata de poupar em electricidade no futuro. A ideia é muito simples: aproveitar o vento para produzir em energia eléctrica.
Tratam-se de aerogeradores para instalar em casa, que apesar do seu tamanho, tem uma eficiência energética muito semelhante às grandes eólicas. Deverá ser instalado numa altitude superior a 800 metros e não ter obstáculos à frente.
O vento faz girar as pás da turbina e consequentemente o eixo. Este por sua vez coloca o gerador em funcionamento e os campos magnéticos fará com que a energia rotacional se transforme em energia eléctrica.
Existem vários modelos, como horizontais, que são mais indicados para locais fora das cidades, onde o vento flui melhor, e os verticais, melhor quando se habita na cidade, onde a variação da direcção do vento é mais elevada.
Cá em Portugal foi desenvolvido o Turban, pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, deverá ser comercializado em 2010 com um preço de protótipo no valor de 7 mil euros.
Existem empresas, na ordem das energias renováveis, que vendem aerogeradores no valor de mil euros.
Se o vento for eficiente, este sistema poderá estar pago entre 4 e 6 anos e você poderá nunca mais ter de pagar uma conta de electricidade.
Para saber mais sobre energia eólica, veja aqui