Depois de estudarmos o protocolo de transporte SOAP, aprenda agora como descrever um Web Services.
WSDL
Service Web Definition Language define um sistema para a descrição de serviços. Através dela, descrevemos os serviços externos, ou interfaces que são oferecidos por uma determinada aplicação, independente de sua plataforma ou linguagem de programação.
A especificação da linguagem, em XML, descreve a estrutura da XML que cada documento WSDL deve obedecer (http://www.w3.org/XML/Schema/). A WSDL se encontra atualmente na versão 2.0, disponibilizada no web site http://www.w3.org/TR/wsdl20/. Submetida a W3C, foi definida em esforço conjunto entre Microsoft, IBM e Ariba.
O seu principal objetivo é descrever as interfaces apresentadas e apontar a localização dos seus serviços, disponíveis em um local previsível e bem conhecido, na rede, o qual permite que o cliente acesse de maneira confiável. Por ser um documento XML, sua leitura se torna fácil e acessível.
Componentes
Através dos componentes, é possível uma maior flexibilidade dos WSDL, estes podem ser reutilizados para definir diferentes serviços. Os componentes são:
. Tipos de dados: Denominados de tipos .
. Parmetros de entrada e saída de um serviço: Denominados de mensagem .
. O relacionamento entre parmetros de entrada e saída: Assinatura do método, denominada de operações .
. Agrupamento lógico de operações: Denominado de tipo de porta .
. O protocolo a ser usado para acessar os métodos de um objeto: Denominado de vínculo, define o protocolo a ser usado para acessar os métodos de um objeto (SOAP, HTTP ou MIME).
. Endereço do serviço. Além dos componentes acima, define um serviço.
O diagrama a seguir mostra os principais elementos da WDSL que podem ocorrer e um documento.