Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
General: Ao Zambeze
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 6 en el tema 
De: Jamba59  (Mensaje original) Enviado: 11/11/2009 22:18



Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Respuesta  Mensaje 2 de 6 en el tema 
De: NATY-NATY Enviado: 11/11/2009 22:54

O Zambeze (em inglês: Zambezi ou Zambesi) é um rio da África Austral. Tem 2.750 km de comprimento: nasce na Zmbia, passa pela província angolana do Moxico, estabelece a fronteira entre a Zmbia e o Zimbabwe e atravessa Moçambique de oeste para leste, para desaguar no Oceano Índico num enorme delta. A parte mais espectacular do seu curso são as Cataratas Vitória, as maiores do mundo, com 1708 m de extensão e uma queda de 99m. Este monumento natural foi inscrito pela UNESCO em 1989 na lista dos locais que são Património da Humanidade.

O Zambeze tem ainda outras quedas de água importantes, entre as quais as Chavuma Falls na fronteira entre a Zmbia e Angola e as Ngonye Falls, perto de Sioma, na região ocidental da Zmbia.

As planícies de inundação do Zambeze, também no oeste da Zmbia, são a terra do povo Lozi, cujo chefe tem duas “capitais”: Lealui e Limulunga. No tempo das chuvas, a “corte” dos Lozi muda-se para Limulunga, que não fica inundada e este evento é considerado um dos grandes festivais da Zmbia, o Kuomboka.

Existem duas grandes barragens no rio Zambeze: Kariba, na fronteira entre a Zmbia e o Zimbabwe (e gerida conjuntamente) e Cahora Bassa, em Moçambique. Estas barragens são uma das maiores fontes de energia eléctrica para a sub-região da África Austral e as suas albufeiras são igualmente palco de importantes pescarias.


Respuesta  Mensaje 3 de 6 en el tema 
De: NATY-NATY Enviado: 11/11/2009 22:56

Delta do Zambeze

 

WWF MCO: Programa Terras Húmidas


O delta do Rio Zambeze é um zona húmida extensiva que forma um tringulo de cerca de 12,000 Km². O Delta nasce na confluência dos Rios Zambeze e Shire e estende-se 120 Km até ao Oceano Índico. Também estende-se 200 Km ao longo da costa, desde o Rio Cuacua, na província da Zambézia, até ao delta do Rio Zuni, na província de Sofala.


A Nordeste, o delta é limitado pela escarpa de Morrumbala enquanto que a sul inclui a extensiva escarpa de Cheringoma. A Sudeste, o delta do Zambeze inclui as plantações de cana-de-açucar de Marromeu e duas reservas florestais – Nhampakué e Inhamitanga.


A zona sul do delta é maioritariamente ocupado pelo “Complexo de Marromeu”, com 6,880 Km² de “Local Ramsar” que inclui a reserva especial de búfalos de Marromeu, as Coutadas 10, 11, 12 e 14 e finalmente a metade da escarpa de Cheringoma.


Embora a produção de electricidade gerada pelo rio contribui grandemente para o Produto Nacional Bruto (PNB) do país, as pessoas que vivem ao longo do rio, em particular ao longo do delta, são muito pobres.  A agricultura de subsistência e a pesca são periodicamente afectadas pelas mudanças do fluxo da água do rio, com constantes secas e cheias. As oportunidades existentes devem ser usadas para beneficiar as populações locais e estas incluem o uso dos recursos faunísticos existentes na região, desenvolvimento da área de turismo, melhoramento de sistemas de agricultura, incentivo ao uso de produtos florestais não-madereiros.


Apesar da extraordinária complexidade do sistema ambiental, a gestão do projecto Lower Zambezi da WWF está consciente que a melhoria no funcionamento dos ecossistemas, de modo a garantir o desenvolvimento das comunidades, passa pela elaboração de políticas governamentais adequadas. Assim, para que a prossecução dos objectivos de progresso e de melhoria de qualidade de vida não seja efémera, é indispensável a existência de uma política de ambiente que, valorizando os recursos e promovendo a sua gestão racional, concilie o ambiente com o desenvolvimento.


Respuesta  Mensaje 4 de 6 en el tema 
De: NATY-NATY Enviado: 11/11/2009 22:58


Respuesta  Mensaje 5 de 6 en el tema 
De: ZÉMANEL Enviado: 11/11/2009 23:53

Respuesta  Mensaje 6 de 6 en el tema 
De: ZÉMANEL Enviado: 11/11/2009 23:53


Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados