Um estudo do Instituto da Hidratação e Saúde revela que nos meses frios a ingestão de bebidas da maioria dos grupos etários da população portuguesa é inferior aos valores recomendados pelo norte-americano Institute of Medicine.
Com os dias frios à porta, as pessoas tendem a diminuir o consumo de líquidos. O Instituto de Hidratação e Saúde (IHS) constatou no primeiro estudo sobre padrões de consumo de bebidas, numa amostra representativa da população portuguesa, que o aporte hídrico é mais baixo do que o recomendado pelo Institute of Medicine dos Estados Unidos. Algo que se verifica em todos os grupos etários, exceptuando nas mulheres entre os 14 e os 18 anos.
A sede é um sinal de que o organismo necessita de repor água rapidamente. Por isso, os profissionais de saúde recomendam que não se espere por este sintoma para ingerir líquidos. Mesmo sem vontade, é essencial beber líquidos regularmente para repor aqueles que são perdidos seja através da transpiração, urina, fezes, respiração, etc.
É do senso comum que a pele sofre com os danos causados pela falta de uma hidratação adequada. Mas o que poucos sabem é que basta uma desidratação ligeira pode desencadear também cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral. Isto sem contar com os efeitos a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo, caso a situação de desidratação se agravar e for contínua.
Sabia que o total de água no corpo de um ser humano adulto varia entre 55% e 70%? Repare como um corpo bem hidratado é um passo essencial para ter um corpo saudável. A água:
- Actua como transporte de nutrientes para as células
- Ajuda à eliminação de toxinas no organismo;
- Regula a temperatura corporal;
- Facilita o processo digestivo;
- Contribui para o fortalecimento de anticorpos, de modo a aumentar as nossas defesas contra as infecções.
No Inverno passamos muito tempo em ambientes fechados, aquecidos, o que pode contribuir para uma maior necessidade de água. Assim, os cuidados com a hidratação típicos do Verão não devem ser descurados no resto do ano.