Para entendermos melhor cada uma das orações, vamos analisá-las separadamente:
Fui eu que fiz – Nesta oração o verbo “fiz” tem como sujeito o pronome relativo “que”. Logo, não há como o verbo fazer concordncia com seu sujeito, uma vez que este é um pronome. Então, o verbo é remetido ao antecedente do pronome relativo “que” para que haja concordncia em número (singular/plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª). Qual é o antecedente do “que” nesta oração? “Eu”. Logo, a concordncia “eu fiz” está correta, bem como a oração “Fui eu que fiz.”. O verbo “fiz” concorda com “eu”, antecedente do pronome “que”. Da mesma forma será nestes exemplos:
a) Foi
ele que te
lembrou de pegar a carteira!
b) Fui
eu que
ajudei você a estudar!
c) Somos
nós que
temos que pedir perdão!
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”. Essa construção é comum, pois a tendência é que o falante concorde o verbo com o antecedente do pronome relativo “quem”, assim como acontece quando é o outro pronome relativo “que”. As seguintes orações são exemplos:
a) Somos
nós quem
convidamos você.
b) Sou
eu quem
estou com fome.
c) Fui
eu quem
li este livro.
Fui eu quem fez – No caso do sujeito ser o pronome relativo “quem”, o verbo fará concordncia em terceira pessoa, já que trata-se de um pronome de terceira pessoa. Dessa forma, a frase “Fui eu quem fez” está correta, assim como as seguintes sentenças:
a) Somos
nós quem
convidou você.
b) Sou
eu quem
está com fome.
c) Fui
eu quem
leu este livro.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Ver ou vir? - Qual é o certo dizer: se eu vir ou se eu ver? Clique no link e fique sabendo!