[editar] Cartografia
-
Através da produção de mapas e cartas a Cartografia manifesta-se como uma linguagem essencial para a produção de imagens geográficas através de conceitos espaciais como a Localização, Densidade, Distribuição, Escala, Distncia. A cartografia clássica juntou-se com a abordagem mais moderna de análise geográfica, baseada em sistemas de informações geográficas computadorizadas (SIGs) e também de satélites.
A cartografia e um ramo da geografia que estuda a representação da superfície de Terra com símbolos abstratos. Pode-se, sem muita controvérsia, dizer que a cartografia é a semente da qual nasce, um campo Maior, a Geografia matemática. Ainda que outras subcategorias da geografia confiem nos mapas para nos mostrar a sua análise, o atual fabrico de mapas é suficientemente abstrato para ser visto separadamente.
A cartografia cresceu duma coleção de projetos e técnicas até à ciência atual. Os cartógrafos devem aprender psicologia cognitiva e ergonômica para compreender quais os símbolos conduzem a uma informação sobre a Terra mais eficaz, e psicologia do comportamento para induzir os leitores dos seus mapas a atuar de acordo com a informação. Eles devem aprender corretamente geodesia e matemáticas avançadas para perceber como a forma da Terra distorce um mapa que está projectado numa superfície plana.
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) processam a informação sobre a Terra num computador, de um modo preciso e apropriado ao propósito de informar. Por esse fato, em todas as subcategorias da geografia, os especialistas de SIG devem dominar o computador e sistemas de base de dados. O SIG revolucionou o campo da cartografia de tal forma que para se fazer um mapa hoje em dia recorre-se sempre a algum tipo de software de SIG.