Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
GEOGRAFIA: Furacão Ida
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 15/11/2009 19:57
Furacão Ida
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Furacão Ida (2009)
Ida
Categoria 2  (EFSS)
{{{image}}} Ida 2009 track.png
Duração 4 de novembro de 2009—10 de novembro de 2009
Intensidade 90 nós (167 km/h, 104 mph) 1 min, 978 hPa (mbar)

Em 4 de novembro, o Centro Nacional de Furacões (NHC) classificou uma área de perturbações meteorológicas no sul do mar do Caribe, ao largo da costa da Costa Rica para a depressão tropical 11. Seguindo lentamente para oeste-noroeste, a depressão se intensificou para a tempestade tropical "Ida" mais tarde naquele dia. Ida tornou-se o terceiro furacão da temporada no início da tarde (UTC) de 5 de novembro. naquele momento, Ida também atingiu seu pico de intensidade, com ventos máximos sustentados de 120 km/h.

Horas mais tarde, Ida se enfraqueceu para uma tempestade tropical assim que começou a se interagir com a costa da Nicarágua. Ida fez landfall na costa leste da Nicarágua pouco depois e se enfraqueceu para uma depressão tropical logo em seguida. Seguindo para norte, Ida voltou a seguir sobre o mar do Caribe na noite (UTC) de 6 de novembro e se intensificou rapidamente, voltando a ser uma tempestade tropical na manhã (UTC) de 7 de novembro, e um furacão na manhã seguinte. Ida continuou a se intensificar assim que seguia para o canal de Iucatã, tornando-se um furacão de categoria 2 mais tarde naquele dia. Ida atingiu seu segundo pico de intensidade, com ventos de até 165 km/h.

A partir de então, Ida começou a se enfraquecer assim que encontrou águas mais frias e cisalhamento do vento no golfo do México. Ida se enfraqueceu para uma tempestade tropical na noite (UTC) de 9 de novembro. Ida atingiu a costa do Alabama, Estados Unidos, no início da tarde (UTC) de 10 de novembro, e se tornou um ciclone extratropical horas depois. Com isso, o NHC emitiu seu aviso final sobre o sistema.

Em El Salvador, as fortes chuvas de Ida causaram severas enchentes e deslizamentos de terra, causando pelo menos 124 fatalidades indiretas



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés