Home  |  Contact  

Email:

Password:

Sign Up Now!

Forgot your password?

TUDO EM PORTUGAL
 
What’s New
  Join Now
  Message Board 
  Image Gallery 
 Files and Documents 
 Polls and Test 
  Member List
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Tools
 
SAUDE: Sindrome de estresse porcino
Choose another message board
Previous subject  Next subject
Reply  Message 1 of 1 on the subject 
From: NATY-NATY  (Original message) Sent: 18/11/2009 21:06

Sindrome de estresse porcino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tango-nosources.svg
Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Dezembro de 2008)
Ajude a melhorar este artigo providenciando
fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus

A síndrome de estresse porcino ou hipertermia maligna é uma doença hereditária monogénica recessiva que se caracteriza por uma desordem neuromuscular , com um locus autossómico único, denominado inicialmente gene halotano (HAL) e actualmente chamado gene receptor da ryanodina "Ryr1".

[editar] Patogenia

O PSS caracteriza-se por levar à morte os porcos homozigóticos recessivos, assim como ao aparecimento de canais com carne pálida, macia e exsudativa (PSE) ou então de carne escura, dura e seca (DFD), com menor frequência, em porcos homozigóticos recessivos e heterozigóticos. Isto representa graves perdas económicas para a indústria porcina, já que estas carnes não possuem mercado e são rejeitadas.

[editar] Diagnóstico

Antigamente, o diagnóstico desta doença realizava-se com o teste do halotano. Os avanços no campo da genética molecular demonstraram claramente a equivalência entre o PSS e a mutação do gene Ryr1 no nucleótido 1843. Mediante a Reacção em Cadeia da Polimerase (PCR), hoje já se diagnosticam os porcos como saudáveis (homozigóticos dominantes), portadores (heterozigóticos) e doentes (homozigóticos recessivos).

A estratégia de selecção da empresas genéticas parece ser a da eliminação do gene Ryr1 com a mutação 1843 nas linhas materna e paterna.



First  Previous  Without answer  Next   Last  

 
©2025 - Gabitos - All rights reserved