Looks para gordinhas: disfarçar o quadril + valorizar o colo
Mas não é bem assim. Com pequenos ajustes e escolhas certas na hora de montar um look, você consegue disfarçar algumas imperfeições e valorizar o que gosta.
Para explicar melhor, o Vila Fashion chamou a nossa colunista de moda, Érica Minchin, e a gastrônoma Viviane Cavalcante. A partir das peças do guarda-roupa de Viviane, a consultora elaborou looks casuais, para o trabalho e balada, adaptando-os ao objetivo dela: diminuir o volume dos quadris e ressaltar o colo. Tudo com roupas que ela mesmo tinha em casa.
Antes de mais nada, em qualquer visual o truque de desviar a atenção para cima é sempre válido. "Na verdade, não existe certo e errado, mas sim o que a pessoa quer esconder ou ressaltar. Dessa forma, a gente não precisa jogar a roupa fora, mas sim fazer pequenas correções, fáceis de serem arrumadas", explica a consultora.
Look Casual 1:
A escolha da blusa tomara que caia empurrou os seios para baixo, além de ressaltar o que está abaixo da cintura, ou seja, totalmente o contrário do que Viviane quer. Também dá mais volume aos quadris, por estar mais curta. Já a batinha verde básica, com cintura império, é indicada para esconder o volume da barriga e quadris. Além de valorizar o colo, o uso dos acessórios chama a atenção para cima. Conforme Érica, o tecido cai solto na altura dos quadris, disfarçando essa região. E a calça jeans, mais reta, está no comprimento certo.
Dica: A calça legging é confortável e também indicada para looks mais casuais. Neste caso, atenção ao comprimento. Ela deve ser um pouco mais comprida do que está na foto, ou então também trocada por um look com meia-calça preta e sapato preto.
Look Casual 2:
O estilo de Viviane é mais despojado. No dia-a-dia, a calça jeans é o seu curinga. Neste caso, Érica indica sempre o modelo reto com uma leve abertura na canela. Antes de escolher a blusa, faça o teste do espelho e veja como fica melhor no seu quadril. Erica ajustou a manga na altura dos ombros, o que tira a ideia de ombros caídos e desvia atenção da barriguinha também. Braços mais gordinhos ficam bem com mangas soltinhas, principalmente morcego ou boca-de-sino, que não repuxam na hora de movimentar os braços.
Dica: A barra da calça deve ser dobrada para dentro, deixando a barra tocar no peito do pé. Nunca para fora, pois irá criar uma linha, o que não vai dar noção de continuidade. É importante que a calça não seja muito justa nem clara. No caso de saias ou bermudas, o comprimento é na altura dos joelhos. "Evite saias longas, pois vai achatar ainda mais e atrair o olhar para baixo. O modelo evasê funciona bem na maioria das vezes", acrescenta a consultora.
Look Trabalho:
A tailler preto ganha personalidade com a blusa de oncinha. "Se a estampa estiver mais escondida em peças básica, não há problema em usá-la no escritório", lembra Érica. Pequenos ajustes podem melhorar o look. "São detalhes simples: o blazer deve ser um pouco mais comprido, a blusa mais acinturada e a calça um pouco mais aberta, para dar impressão de uma linha contínua, sem ressaltar os quadris", aconselha. Com um lenço básico preto, ao redor do blazer, o look fica mais elegante e disfarça o volume na região. Dica: O look pode ser facilmente adaptado para um happy hour, basta dobrar a manga acima dos cotovelos e trocar os acessórios.
Balada:
A blusa rosa soltinha combina com o tom de pele de Viviane. O decote deve ser mais baixo, para valorizar o colo. Dica: O sapato de bico fino é sempre bem vindo porque ele ajuda a alongar a silhueta. Sandálias e salto alto também são uma boa pedida, pois dão a impressão de pernas mais finas.
Por Juliana Lopes