Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
GEOGRAFIA: África Clima, relevo, vegetação
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 29/11/2009 21:26

África

Clima, relevo, vegetação

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Terceiro maior continente do globo, a África cobre aproximadamente um quinto da superfície total da Terra. O continente é limitado ao norte pelo mar Mediterrneo, a leste pelo mar Vermelho e oceano Índico, ao sul pela afluência dos oceanos Atlntico e Índico (depois do cabo da Boa Esperança), e a oeste pelo oceano Atlntico. No nordeste, a África junta-se à Ásia pela península do Sinai, no canal de Suez.

É cercada por várias ilhas e arquipélagos, como Madagascar, Reunião, Maurício, Seicheles, no oceano Índico; e Madeira, Canárias e Cabo Verde, no oceano Atlntico. O continente é cortado quase ao meio pelo equador, mas 2/3 de seu território ficam no hemisfério norte.

Clima

O clima é muito afetado tanto por sua posição em relação ao equador, quanto pelas difrenças de relevo. As temperaturas são em geral elevadas durante a maior parte do ano, mas modificam-se nas elevações das montanhas, bem como pela influência das correntes marítimas no litoral.

O clima quente predomina na maior parte da África, tanto na zona tropical -- úmida no verão e seca no inverno -- quanto na zona equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes. Nos grandes desertos, como o Saara e o Calahari, as temperaturas são muito altas de dia e baixas à noite. No norte e no sul predomina o clima seco de tipo mediterrneo.

Relevo

Na região do Magreb, destacam-se a cadeia dos Atlas, cujo pico é o monte Tubkhal (4.165m); segue-se, ao norte, o grande planalto desértico do Saara, com as depressões de Qattara (Egito) e Bodelê (Chade), a bacia do Níger e as cadeias vulcnicas de Ahaggar (Argélia) e de Tibesti (Chade). Abaixo do planalto do Sudão, apresentam-se a bacia do Congo, o monte Cristal e o planalto dos grandes lagos, com o ponto culminante do continente: o monte Kilimanjaro (5.895m). Abaixo do equador há ainda um grande deserto: o Calahari.

Hidrografia

A maior bacia fluvial é a do rio Congo. O rio Nilo, com 6.690km, é um dos rios mais longos do mundo. O Zambeze e o Limpopo correm para o Índico. O Orange, o Níger, o Gmbia e o Senegal desembocam no Atlntico. Os principais lagos africanos são: o Vitória, segundo do mundo em superfície, com 69.485km², o Tanganica, o Rodolfo, o Alberto, o Eduardo e o Niassa.

Vegetação e fauna

Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis). A fauna é uma das mais ricas do mundo. Na floresta equatorial há muitas aves, símios (chimpanzés e gorilas), répteis e anfíbios. Na savana, rinocerontes, girafas, elefantes, hipopótamos, leões, leopardos e hienas. No deserto, chacais, insetos e répteis. Na zona mediterrnea, lebres, cabras, raposas e aves de rapina.

População

O povo africano divide-se em vários grupos étnicos. Ao norte do Saara, do Marrocos ao Egito, vivem povos mediterrneos -- caucasóides e semitas (árabes) - e também estão presentes elementos negróides. Ao sul do Saara, na chamada África negra, os pigmeus da selva equatorial, os bosquímanos e hotentotes dos desertos e planaltos meridionais, os sudaneses das savanas e os grupos bantos da África central e austral. Os nilóticos ocupam a bacia do alto Nilo Branco e planaltos vizinhos. Grupos mongolóides (malgaxes) habitam Madagascar.

Línguas

Falam-se cerca de mil línguas diferentes. O árabe domina na região setentrional, onde também idiomas camitas são falados por berberes e tuaregues. Na África subsaariana, predomina o banto, com grande diversidade de dialetos, dos quais o mais importante é o suaíle. Falam-se ainda o africner (na África do Sul), o inglês, o francês e o português.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés