Lixo na praia
Lemos estas informações acerca do lixo que as pessoas deixam na areia - e não deviam! - e acerca do tempo que a Natureza leva a "resolver" os nossos disparates.
Lembra-te que somos nós, as pessoas, que criamos o lixo, as embalagens e tudo o resto.
Verás como a própria Natureza tem dificuldade em resolver o lixo natural fora do sítio...
- Restos de alimentos (de fruta, de sandes, etc.) - na areia...
Foste à praia e levaste um lanchinho. Boa ideia! Puseste os plásticos e as embalagens no ecoponto certo, mas as cascas e os caroços, não. Pensaste: "É uma coisa natural, biodegradável, a Natureza recicla.". Mentira! Mesmo que as gaivotas e outros animais marinhos façam uma limpezinha à praia, comam os restos de maçã e as grainhas das uvas, os restos de fruta, por exemplo, demoram um ano até serem reabsorvidos. Pensa nisto quando enterrares discretamente mais um caroço de pêssego...
- Plásticos - na areia...
Mesmo que muitos plásticos sejam hoje biodegradáveis, levam tempo até que isso aconteça. O melhor mesmo é, como sabes, colocar tudo isso no ecoponto amarelo. Sim, mesmo os plásticos pequeninos das palhinhas dos pacotes de sumo... Sabias que um copo de plástico leva 50 anos até se deteriorar? Se for uma garrafa de plástico, deixada ali, enfiada na areia... São 400 anos!!!
|