Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Ferramentas
 
General: 6 DE DICIEMBRE FELIZ DOMINGO
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta  Mensagem 1 de 3 no assunto 
De: Dulcinea-1  (Mensagem original) Enviado: 06/12/2009 11:46
6 de Diciembre, Día de la Constitución. Ficha infantil para La Constitución Española.
 
 
 


Primeira  Anterior  2 a 3 de 3  Seguinte   Última  
Resposta  Mensagem 2 de 3 no assunto 
De: ZÉMANEL Enviado: 06/12/2009 13:14

08 diciembre, 2009

Feriado na Espanha

Este fim de semana foi um feriadão (puente) aqui na Espanha. No sábado se comemoraram os 30 anos da votação do referendum através do qual o povo espanhol aprovou por maioria a nova constituição, depois dos duros anos da ditadura. Portanto a cada 6 de dezembro se celebra o "Dia da Constituição".

E hoje, 8 de dezembro é o "Dia da Imaculada Conceição". Um montão de mulheres se chamam Inmaculada, e se apelidam "Inma". Neste dia as igrejas dedicadas à Imaculada Conceição tiram a santa da igreja e a levam de procissão pela cidade. Em Gran Canaria, a igreja da santa está em Jinámar, um povoado perto de Las Palmas. Passamos pela festa-procissão porque minha sogra tem uma tradição de longa data de ao menos ver a santa nesta dia.

É uma festa de cor local, sem nenhuma aspiração de atrair grandes hordas de visitantes. Mas é uma pena que tenha uma cara de feirinha hippie brega. Uma mistura de coisas peruanas com índios americanos; bolsas falsificadas vendidas pelos imigrantes africanos e até um porquinho voador, uma loucura que trava teu senso estético, e você sai de lá meio desnorteado. Claro que ainda resistem as velhas tradições que se distanciam deste caráter falsificado-riponga. Ainda se pode comprar a cana de açúcar para chupar, na Espanha não se faz caldo de cana; comprar as frutas fresquinhas da estação. E quando você vê este lado legal dos antigos costumes respira aliviado e pensa: Ainda não sucumbimos de vez ao nosso lado Sidney Magal! E espero que resistamos até o final dos tempos!!! (risos)

O lado mais brega globalizado ...












A festa em si, com a passagem da santa, a banda e as tradições ...








A venda da cana-de-açúcar


A fruta da palmeira canária: támbaras


Resposta  Mensagem 3 de 3 no assunto 
De: ZÉMANEL Enviado: 06/12/2009 13:16
Ejemplar de la Constitución conservado en el Congreso de los Diputados. Imagen: Wikipedia

Exemplar da Constituição conservado no Congresso dos Deputados. Imagem: Wikipedia

 

Dia da Constituição

A Constituição Espanhola de 1978 é a norma jurídica suprema (ou máxima) do ordenamento jurídico do Reino de Espanha. Nasce durante o processo histórico denominado Transição Espanhola, que tem lugar como conseqüência da morte, o 20 de novembro de 1975 do anterior Chefe do Estado, o General Francisco Franco.

6/12/2009.


Este fato precipitará uma série de acontecimentos políticos e históricos que terminarão com a abolição final do anterior regime franquista que dura desde 1939 até 1975 substituindo a ditadura por um sistema democrático com a forma política de Monarquia Parlamentar

É uma constituição ambígua e contraditória, isto é, uma constituição que admite diferentes leituras. Esta ambigüidade tem sua origem na necessidade que teve de pôr de acordo sobre a norma fundamental a partidos políticos de ideologias muito díspares e conseguir assim o que se chamou o consenso constitucional.

Em Madri existe o Monumento à Constituição de 1978 de Madri, localizado na praça San Juan da Cruz, entre as ruas de Vitrubio e Passeio da Castelhana.

É muito comum encontrar uma rua ou vaga da Constituição na maioria das cidades do Reino de Espanha. 

Fonte: Wikipedia



 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados