Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Albedo é uma medida relativa da quantidade de luz refletida, o que ocorre sobre superfícies de maneira direta ou difusa. É portanto uma medida da reflectividade da superfície de um corpo.
A palavra deriva do latim albedo "esbranquiçado", a partir de albus, "branco".
Albedo pode ser definido como a razão entre a irradincia electromagnética reflectida (de forma direta ou difusa) e a quantidade incidente. É uma medida adimensional, isto é, sem unidades. A razão costuma ser apresentada por percentagem e é um importante parmetro radiométrico utilizado tanto em ciências atmosféricas, climatologia, Sensoriamento remoto e em astronomia. A proporção refletido/incidente depende da freqüência da radiação considerada e assim podemos falar em albedo monocromático e pancromático (através de uma faixa do espectro eletromagnético). Se não estiver especificada, refere-se a uma média ao longo de uma banca espectral.
Se a superfície for suficientemente lisa, o albedo dependerá também do ngulo de incidência da radiação.
Exemplos: o albedo visível da superfície da neve recente é alto, em torno de 0.90 (90%), enquanto que o albedo da superfície ocenica é pequeno, da ordem de 0.10 (ou 10%).
A Terra tem um índice médio (pancromático) de 37% a 39% enquanto que a Lua tem cerca de 12%. Em Astronomia, o albedo dos satélites e asteróides pode ser utilizado para inferir acerca da composição da superfície, especialmente sobre a quantidade de gelo.
O albedo pode variar de 0(escuro) a 1(brilhante), quando não expresso em percentagem