Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
GEOGRAFIA: América Central
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 12/12/2009 23:29

América Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

América Central

Mapa da América Central

Vizinhos América do Norte e América do Sul
Divisões administrativas  
 - Número de países 20
 - Número de territórios 16
Área  
 - Total 731.000 km²
 - Maior país Nicarágua
 - Menor país São Vicente e Granadinas
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto Monte Tajumulco, 4.220 m
 - Ponto mais baixo Mar do Caribe, 0 m
Maior lago Managua
Pontos extremos  
 - Ponto mais setentrional Fronteira Belize-México com Juan Sarabia
 - Ponto mais meridional Punta Mariato, Panamá
 - Ponto mais oriental Fronteira Colômbia-Panamá próximo a Unguía, Colômbia
 - Ponto mais ocidental Foz do rio Suchiate, fronteira com México
Maior ilha Cuba
Maior vulcão Monte Tajumulco, 4.220 m
População  
 - Total 75.000.000 habitantes
 - Densidade 102,6 hab./km²
 - País mais populoso Guatemala
 - País menos populoso São Vicente e Granadinas
 - País mais povoado Barbados
 - País menos povoado Belize
Línguas mais faladas Inglês, espanhol, francês e holandês
Economia  
 - País mais rico Cuba
 - País mais pobre Dominica

A América Central (em espanhol: América Central, Centroamérica) é a região do mundo limitada ao norte pela Península de Iucatã, no México e ao sul pela Colômbia, limitando a Oeste com o Oceano Pacífico e a Leste com o mar das Caraíbas (Oceano Atlntico). Na América do Norte, considera-se geralmente a América como um único continente, no entanto, esta região está assente numa placa tectónica individual - a Placa Caribeana - e pode portanto considerar-se um continente. Alguns geógrafos incluem o México inteiro nessa região. Existem montanhas ao longo de toda a região, sendo que as situadas ao sul são uma continuação dos Andes; a mais alta é a do monte Tajumulco na Guatemala com 4.220m de altitude. A maioria é vulcnica, pois a região fica numa junção entre uma placa de crosta e uma perigosa zona de terremotos. Os dois grandes lagos da Nicarágua interrompem a cadeia. O clima é tropical, embora acima de 760m a temperatura seja mais amena e haja o cultivo do café. Cria-se gado, especialmente em Honduras. Nos outros lugares a cinza vulcnica fertilizou a terra possibilitando a lavoura de bananas, cana-de-açúcar, milho e frutas. As montanhas do Pacífico descem íngremes em direção à costa, enquanto na direção do norte e do leste, na península de Yucatan e nas planícies costeiras, descem suavemente em direção ao mar. No leste a chuva é pesada; os rios trazem grandes quantidades de limo e há uma floresta densa atrás dos mangues das praias. A região possui grandes depósitos de petróleo e gás, assim como de prata e ouro.

Foi povoada por diversos grupos aborígenes quando os primeiros europeus fizeram contato, no começo do século XVI, e sua colonização foi produto da expansão das colônias caribenhas de Hispaniola e Cuba. De 1535 a 1810 a América Central, com exceção do Panamá, fez parte do vice-reinado da Nova Espanha e ficou sob jurisdição do vice-rei na Cidade do México.

Com a independência dos países da América Central da Espanha, em 1821, a maior parte da área foi anexada até 1822 ao império mexicano de Augustín de Iturbide. De 1823 a 1838 tentou uma confederação política, a União das Províncias da América Central (Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador), mas esta foi derrubada pela rivalidade entre grupos liberais e conservadores e por ciúmes regionais. Em 1839 a unidade política foi extinta. Caudilhos militares dominaram no restante do século XIX. O aventureiro americano William Walker invadiu a Nicarágua (1855-1857). Os britnicos ocuparam San Juan del Norte Greytown (1848) e as ilhas da baía de Honduras, a fim de conseguir o controle da costa de Mosquito e bloquear os planos americanos de construir um canal interocenico, enquanto exerceram pressão diplomática para assegurar ao uso do canal em toda a região. Em 1951, formou-se a Organização dos Estados da América Central, para ajudar as resolver os problemas em comum. A Comissão Econômica para a América Latina, órgão das Nações Unidas, encorajou a cooperação em assuntos de produção, tarifas e comércio entre os países membros da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (que passou a se chamar em 1980 Associação para Integração Latino-Americana) e o Mercado Comum Centro-Americano.



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés