A filosofia grega – cronologia
- 1. O Período Pré-Socrático
Desde o berço da Filosofia, em Mileto (séc. IV a.C.) até Sócrates. Buscam o princípio constitutivo do universo. São chamados de Físicos. Abrange também o movimento sofista na estruturação da "pólis" grega. O princípio da identidade e da contradição. O que é o ser?
- 2. Período clássico
Sócrates (469-399 a.C.) – A preocupação com o homem e com o significado da existência humana. O que é o conhecimento? A busca do diálogo, a ironia e a maiêutica como métodos. O perfil do filósofo. O exercício da ironia, a crítica das tradições, os usos e costumes, do próprio regime democrático grego, decretaram a sua morte por "não acreditar nos deuses e corromper a juventude".
Platão (428-327 a.C.) O dualismo grego é sacralizado: o sensível e o espiritual, o bem e o mal, a unidade e a pluralidade. O mundo das sombras e o mundo das idéias. O mito da caverna, o Bem Supremo. A pólis exige Justiça. A "paidéia" prepara o cidadão para a "polis". O filósofo é o mediador entre o sábio e o ignorante.
Aristóteles (384-322 a.C.) – Historiador e sistematizador de todo o pensamento grego anterior. É o criador da lógica formal e sistematizador das ciências no Organon (física, metafísica, lógica, matemática, pscicologia, antropologia, ética, política etc). É tido como o maior dos filósofos gregos e um dos maiores da história da filosofia universal. Marca o apogeu da filosofia grega.
- 3. Período decadente
É composto por várias escolas que surgem com a desintegração do império helenista, a ruína da "pólis" grega e o poderio crescente dos romanos., Entre estas escolas destacamos: 2.3.1 – O helenismo 2.3.2 – O ceticismo 2.3.3 – O epicurismo 2.3.4 – Os cínicos 2.3.5 – O estoicismo 2.3.6 – O neoplatonismo
"Repensando a filosofia platônica, o neoplatonismo arremata o pensamento grego, dominando a filosofia patrística e medieval, até o séc. XIII d.C. quando sua influência é substituída por Aristóteles. A filosofia grega não é apenas um período ou uma época no desenvolvimento de um processo histórico. É a origem e a matriz de toda a filosofia e de todo desenvolvimento ulterior do pensamento europeu. Descobrir a razão, o "Logos", com a essência do mundo e do homem gregos criaram as categorias que contribuíram para o advento da ciência e da técnica, e a conseqüente universalização do espírito ocidental" (Mirador, p. 4.614)