Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
FILOSOFIA: A filosofia grega – cronologia
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 13/12/2009 21:59
A filosofia grega – cronologia
1. O Período Pré-Socrático

Desde o berço da Filosofia, em Mileto (séc. IV a.C.) até Sócrates. Buscam o princípio constitutivo do universo. São chamados de Físicos. Abrange também o movimento sofista na estruturação da "pólis" grega. O princípio da identidade e da contradição. O que é o ser?

2. Período clássico

Sócrates (469-399 a.C.) – A preocupação com o homem e com o significado da existência humana. O que é o conhecimento? A busca do diálogo, a ironia e a maiêutica como métodos. O perfil do filósofo. O exercício da ironia, a crítica das tradições, os usos e costumes, do próprio regime democrático grego, decretaram a sua morte por "não acreditar nos deuses e corromper a juventude".

Platão (428-327 a.C.) O dualismo grego é sacralizado: o sensível e o espiritual, o bem e o mal, a unidade e a pluralidade. O mundo das sombras e o mundo das idéias. O mito da caverna, o Bem Supremo. A pólis exige Justiça. A "paidéia" prepara o cidadão para a "polis". O filósofo é o mediador entre o sábio e o ignorante.

Aristóteles (384-322 a.C.) – Historiador e sistematizador de todo o pensamento grego anterior. É o criador da lógica formal e sistematizador das ciências no Organon (física, metafísica, lógica, matemática, pscicologia, antropologia, ética, política etc). É tido como o maior dos filósofos gregos e um dos maiores da história da filosofia universal. Marca o apogeu da filosofia grega.

3. Período decadente

É composto por várias escolas que surgem com a desintegração do império helenista, a ruína da "pólis" grega e o poderio crescente dos romanos., Entre estas escolas destacamos: 2.3.1 – O helenismo 2.3.2 – O ceticismo 2.3.3 – O epicurismo 2.3.4 – Os cínicos 2.3.5 – O estoicismo 2.3.6 – O neoplatonismo

"Repensando a filosofia platônica, o neoplatonismo arremata o pensamento grego, dominando a filosofia patrística e medieval, até o séc. XIII d.C. quando sua influência é substituída por Aristóteles. A filosofia grega não é apenas um período ou uma época no desenvolvimento de um processo histórico. É a origem e a matriz de toda a filosofia e de todo desenvolvimento ulterior do pensamento europeu. Descobrir a razão, o "Logos", com a essência do mundo e do homem gregos criaram as categorias que contribuíram para o advento da ciência e da técnica, e a conseqüente universalização do espírito ocidental" (Mirador, p. 4.614)



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés