“É na auto-estima que reside a felicidade de um filho.” Içami Tiba
Mas afinal o que é a auto-estima? De certeza que todos nós já ouvimos falar desta palavra tão usada no nosso dia-a-dia. Talvez por estarmos numa época em que a nossa sociedade é tão competitiva e tão pouco dada a dar a mão ao outro. Não fugindo à questão…a Auto-estima é a opinião que cada um tem de si e de ser capaz de se respeitar e gostar de si própria.
Podemos caracterizar a falta de auto-estima pelos seguintes pontos: Insegurança; Frustração; Dúvidas constantes; Necessidade de agradar ao outro indo contra tudo o que defende.
Tudo começa na infncia. A auto-estima vai-se construindo consoante a estimulação que dão à criança e consoante a forma como lidam com ela. Deste modo, a auto-estima desenvolve-se e é meio caminho andado para que seja uma criança segura de si mesma e sem medo para enfrentar o mundo! As crianças erram muito e aprendem bastante com isso, mas qual de nós nunca errou? É importante que não sejamos indiferentes para uma nova conquista que a criança tenha feito. Elogiá-la e aplaudi-la vai fazê-la sentir-se importante e crescida. Vai fazer com que tenha vontade para fazer mais e mais conquistas e vai elevar a sua auto-estima.
Ficam alguns pontos para promover a auto-estima na criança:
Dizer que gosta muito da criança; Dar-lhe beijinhos e abracinhos; Elogiá-la; Ser tolerante; Respeitar a criança; Deixar a criança ajudar nas tarefas domésticas; Responsabilizá-la por mudar a água dos peixinhos; Fazer com que a criança se sinta importante e amada. Quando tiver mesmo de ralhar com a criança, não a faça sentir a pior pessoa do mundo, não queira que ela se sinta “feia”. Faça-o na hora e não deixe acumular zangas e ralhetes para evitar frustrações na criança; Ler MUITOS livros da Minutos de Leitura! (O Editor obrigou-me a escrever isto…ou a minha vida como escrevinhadora de artigos blogueiros…tinha os dias contados!)
Não esquecer que uma criança feliz … é o melhor sentimento que pode existir no planeta e arredores!