Historiografia da Grande História
Os primeiros cursos de Grande História foram palestras experimentais organizadas no final dos anos 80 pelo historiador estadunidense John Mears, da Southern Methodist University, em Dallas, Texas. Seu maior expoente é o historiador David Christian, da Macquarie University, na Austrália. Cursos mais recentes foram inaugurados em várias universidades dos Estados Unidos, notavelmente a San Diego State University.
O primeiro livro tratando exclusivamente sobre o tema foi The Structure of Big History: From the Big Bang until Today, de Fred Spier, publicado em 1996. O livro oferece uma ambiciosa defesa do projeto e tenta construir um modelo unificado da História ao longo de múltiplas escalas de tempo.
Atualmente, o texto essencial da disciplina é Maps of Time: An Introduction to Big History, de David Christian, no qual o autor explora a cronologia desde os primeiros segundos pós-Big-Bang e a criação do sistema solar até o final do século XX, dando especial atenção a eventos como a origem da vida, a evolução humana, a revolução neolítica e a modernidade. Christian procura examinar padrões estruturais que se repetem em períodos imensos de tempo.