الصفحة الرئيسية  |  إتصال  

البريد الإلكتروني

كلمة السر:

سجّل نفسك الآن

هل نسيت كلمتك السر؟

TUDO EM PORTUGAL
 
مستجدات
  أدخل الآن
  جدول الرسائل 
  معرض الصور 
 الملفات والوتائق 
 الإحصاء والنص 
  قائمة المشاركين
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  أدوات
 
FILOSOFIA: António Inácio da Cruz
إختار ملف آخر للرسائل
الفقرة السابقة  الفقرة التالية
جواب  رسائل 1 من 1 في الفقرة 
من: NATY-NATY  (الرسالة الأصلية) مبعوث: 27/12/2009 17:33

António Inácio da Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

António Inácio da Cruz (Grndola, 1876 - 3 de Abril de 1955). Ao longo da sua vida conservou e aumentou o seu já grandioso património. Apesar de nunca ter estudado foi investigador, inventor, ensaísta, filósofo, etnólogo, músico e astrónomo. Produziu ensaios sobre astronomia, química, e ciências sociais.

[editar] Biografia

António Inácio da Cruz nasceu em Grndola em 1876. Era filho de Francisco António da Cruz e de Maria Inácia Pereira, ambos naturais da Abela. A fortuna dos seus ascendentes foi repartida por ele e pela irmã, Ana Luisa da Costa Cruz, que deixou todos os bens à Santa Casa da Misericórdia de Grndola.

Foi um homem reservado e com poucos amigos, mas sempre pronto a ajudar os necessitados. Todos os meses contribuía para a sopa dos pobres e aos sábados dava esmola à porta de casa, a todos os que fossem lá pedir. Por volta de 1936, houve uma grave crise de trabalho devido ás chuvas intensas que caíram, e a todos os homens que estavam sem trabalho ele dava dez escudos. Como não tinha descendentes, legou o seu património ao concelho. Em testamento ficou expressa a sua intenção de ser criada uma Fundação com o seu nome, que administraria os bens legados. No entanto não esqueceu aqueles que sempre o serviram e os amigos, pois por todos repartiu algum dinheiro e tudo o que estava dentro da casa onde vivia, bem como alguns bens imobiliários. Os lucros obtidos pela Fundação através da exploração do património, revertiam para as obras da instituição: auxílio a estudantes necessitados de Grndola que se distinguissem pelas melhores notas e também para a construção e manutenção de uma escola de ensino técnico agrícola ou industrial. A fundação teria como administrador uma junta directiva, que seria constituída por um representante da Cmara Municipal de Grndola, dois professores do ensino oficial e dois agricultores do concelho. A fundação António Inácio da Cruz foi criada em 1958, sendo o 1º presidente o Dr. José Machado, na altura presidente da Cmara. Durante os anos seguintes foram dados apoios a alunos necessitados do concelho e em 1964 foi inaugurada a Escola Secundária António Inácio da Cruz. A escola foi totalmente custeada e gerida com o dinheiro da Fundação.

António Inácio da Cruz faleceu vitima de leucemia, a 3 de Abril de 1955, com 78 anos. Está sepultado no cemitério local. Com o seu nome existe em Grndola uma Escola e uma Avenida. No Jardim 1º de Maio encontra-se um busto em sua homenagem.



أول  سابق  بدون إجابة  لاحق   آخر  

 
©2025 - Gabitos - كل الحقوق محفوظة