[editar] Multilinguismo
A União Europeia tem, em todas as suas instituições, 23 línguas oficiais e de trabalho.[30] No entanto, a Comissão Europeia, por exemplo, o Colégio de Comissários negocia com base em documentos apresentados em inglês, francês e alemão.
Os Estados-membros estão a ser utilizados, para além das identificadas 23 línguas, dezenas de idiomas, co-oficiais apenas em uma parte do território ou não oficiais. Uma das principais políticas da UE é promover a aprendizagem de todos os cidadãos de pelo menos duas línguas além da sua língua materna. O objectivo é não só facilitar a comunicação entre os cidadãos, mas também incentivar outras pessoas em direcção a uma maior tolerncia e respeito pela diversidade cultural e linguística da União Europeia.
Vários programas de cooperação promovem a aprendizagem de línguas e a diversidade linguística através, por exemplo, de intercmbios escolares, desenvolvimento de novos métodos, ou bolsas de estudo para professores de línguas. De alguma forma, o seu lema é "Unidos na diversidade" (em latim: "In varietate concordia