Tipos de conexão
Os métodos comuns de acesso à Internet são a conexão dial-up, a banda larga (em cabos coaxiais, fibras ópticas ou cabos metálicos), Wi-Fi, satélites e telefones celulares com tecnologia 3G.
Ainda há os locais públicos de acesso à Internet, como bibliotecas e cyber cafés, além de pontos de acesso à Internet, como aeroportos e outros lugares públicos, em alguns casos apenas para usos breves. Vários termos são usados, como "terminal de acesso público", "quiosques de acesso a Internet", "LAN houses" ou ainda "telefones públicos com acesso à Internet". Muitos hotéis também têm pontos públicos de conexão à Internet, embora na maior parte dos casos, é necessário pagar pelos momentos de acesso. Estes terminais são grandemente acessados para vários usos, tais como reservas de hotéis ou de eventos, depósitos bancários, pagamentos online, entre outros. Existem, ainda, locais de acesso à Internet sem fio (Wi-Fi), como cyber cafés Wi-Fi, onde usuários precisam trazer seus próprios aparelhos dotados de tecnologia Wi-Fi, como laptops ou PDAs. Estes serviços podem ser gratuitos para todos, livre somente para clientes, ou pago. Os locais de acesso a Internet sem fio podem não estar confinado em apenas um local. Um campus ou um parque inteiro, ou mesmo uma cidade, podem oferecer serviços Wi-Fi gratuitos. Iniciativas grassroots levaram à formação de redes de comunidades sem fio. Serviços comerciais Wi-Fi já estão cobrindo grandes áreas de grandes cidades, como Londres, Viena, Toronto, San Francisco, Filadélfia, Chicago e Pittsburgh. A Internet pode ser acessada nessas cidades em locais parques.[9]
à parte do Wi-Fi, há experimentos com redes móveis sem fio, como o Ricochet, além de vários serviços de dados de alta velocidade em redes de telefones celulares, e outros serviços de acesso a Internet sem fio.
Telefones celulares de última geração, como o smartphone, geralmente vêm com acesso à Internet através da própria rede do telefone. Navegadores web, como o Opera, estão disponíveis nestes aparelhos portáteis, que podem também rodar uma grande variedade de outros softwares especialmente desenvolvidos para a Internet. Existem mais telefones celulares com acesso à Internet do que computadores pessoais, embora a Internet nos telefones não seja grandemente usado. Os provedores de acesso a Internet e a matriz de protocolo, no caso dos telefones celulares, diferencia-se dos métodos normais de acesso.