Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Owen (14 de maio de 1771 - 17 de novembro de 1858) foi um reformador social galês, e um filósofo socialista libertário. É considerado o pai do movimento cooperativo.
Filho de uma família de modestos artesãos. Após haver galgado os diferentes degraus da produção, a partir do aprendizado, tornou-se, por volta dos 30 anos, co-proprietário e diretor de importantes indústrias escocesas de fiação, em New Lanark. Ali reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas diárias (uma avanço para a época), fez erguer casas para os operários, o primeiro jardim-de-infncia e a primeira cooperativa.
Com sua experiência , Owen provou que: Um toque humanista motiva os trabalhadores Na sua indústria os fios de algodão tiveram melhoria de qualidade resultando em lucros para seus sócios, isto potencialmente devido ao tratamento diferenciado dado a seus empregados.
Em 1817 evolui da ação assistencial para a crítica frontal ao capitalismo, tentando convencer as autoridades inglesas, bem como estrangeiras, da necessidade de reformas no setor de produção e, por essas criticas, foi expulso da Inglaterra.
Fundou, nos Estados Unidos da América, a colônia socialista de New Harmony (Nova Harmonia) que funcionou nos primeiros anos mas finalizou sua experiência sem obter o êxito esperado.
Regressando à Inglaterra, continuou na luta por seus ideais, até falecer aos 87 anos.