Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
FILOSOFIA: Ralf Dahrendorf
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 29/12/2009 16:58

Ralf Dahrendorf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ralf Dahrendorf 2003
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia

Ralf Gustav Dahrendorf (Hamburgo, 1 de maio de 1929Colônia, 17 de junho de 2009) foi um sociólogo, filósofo e político alemão radicado no Reino Unido.

[editar] Biografia

Ele nasceu em Hamburgo numa família luterana, como a maioria das famílias de Hamburgo, e estudou filosofia, filologia clássica e sociologia em Hamburgo e Londres entre 1947 e 1952. Doutorou-se em filosofia (dr. phil.) e fez um doutoramento (PhD) na London School of Economics. Foi aluno de Karl Popper. Foi viver para Saarbrücken em 1954 e ali fez a habilitação, na Université de la Sarre. Curiosamente, recebia ali o seu salário em francos franceses. Só em 1955 é que esta cidade optou através do escrutínio popular consentido pelos governos de Mendes France e Konrad Adenauer pelo regresso à Alemanha (então República Federal Alemã). Em 1957, já depois da sua primeira publicação e com 28 anos de idade, foi convidado para passar um ano no Center for Advanced Study in the Behavioural Sciences, em Palo Alto, na Califórnia. Foi ali colega de Fritz Stern e conheceu entre outros os economistas Milton Friedman, George Stigler, Kenneth Arrow e Robert Solow, todos eles laureados com o Prémio Nobel da Economia. Foi depois professor de sociologia em Hamburgo, Tübingen e Konstanz.

Entre 1969 e 1970 foi deputado no parlamento alemão pelo Freie Demokratische Partei (Partido livre democrático) (FDP), os liberais alemães, e secretário de Estado no Ministério de Negócios Estrangeiros. Em 1970 tornou-se comissário na Comissão Europeia em Bruxelas. Entre 1974 e 1984 ele foi director da London School of Economics e entre 1987 e 1997 Decano do St. Anthony's College na Universidade de Oxford.

Em 1993 ele recebeu o título de nobre tendo sido feito Baron Dahrendorf of Clare Market na City of Westminster pela Rainha Elizabete II de Inglaterra. Pertence desde então à cmara alta do Parlamento britnico (Westminster).

[editar] Extracto da obra

  • Classes e conflito de classe na sociedade industrial
  • Sociedade e democracia na Alemanha, 1965
  • História da London School of Economics

[editar] Ligações externas



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados