Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ciclone polar (também conhecido como ciclone ártico ou antártico) é um termo usado em meteorologia para designar vários tipos de áreas de baixa pressão. Os ciclones polares não devem ser confundidos com baixas polares, que têm a forma similar a de um furacão.
Um ciclone polar é um sistema de baixa pressão que normalmente têm de 1.000 a 2.000 km de dimetro. Assim como outros ciclones, eles giram no sentido anti-horário no hemisfério norte e sentido horário no hemisfério sul. A razão para a rotação dos sistemas é a mesma para os outros ciclones, o efeito Coriolis.
Embora a atividade de ciclones polares seja mais ativa no Ártico euro-asiático, com aproximadamente 15 ciclones por inverno, ciclones polares também podem ocorrer na Groenlndia e no Ártico canadense e também na Antártida. Ciclones polares podem se formar em qualquer época do ano. No entanto, ciclones polares formados no verão tendem a ser mais fracos do que ciclones que se formam no inverno. Tais sistemas ainda não são bem estudados e raramente destrutivos, já que normalmente atuam em áreas pouco povoadas.
[editar] Ver também