Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A bronquiolite é a afecção respiratória aguda mais frequente e a principal causa de hospitalização nas crianças nos primeiros dois anos de vida. Ocorre quando as vias aéreas mais estreitas dos pulmões, chamados bronquíolos, ficam inflamadas e acumulam muco.
Estima-se que 2/3 dos bebés desenvolvam bronquiolite no primeiro ano de vida porque as suas vias aéreas são menores e os pulmões e sistema imunitário ainda não estão completamente desenvolvidos.
[editar] Sinais e sintomas
Em geral, são semelhantes aos sintomas de uma constipação persistente. A criança tem dificuldades em respirar porque a quantidade de ar que entra nos pulmões diminui devido à presença de secreções.
[editar] Sazonalidade
A esmagadora maioria dos casos ocorre entre Novembro e Abril e o principal agente é o Virus RSV (respiratory syncytial virus), responsável por metade dos casos.
[editar] Tratamento
Como a bronquiolite é uma afeccção benigna com melhora espontnea após alguns dias, os maiores perigos para a saúde do bebé estão relacionadas com a ventilação deficiente, quer em termos da [Hipóxia] quer do risco de infecção respiratória. Para evitar estes problemas, as opções são a aspiração de secreções através de uma colocação de sonda até à traqueia/bronquios principais, ou a Cinesiterapia/Fisioterapia Respiratória que utiliza técnicas não invasivas para promover a eliminação das secreções bronquicas com técnicas de potenciam as respostas fisiológicas normais. Dentro das técnicas de fisioterapia, as desenvolvidas na escola francófona são claramente mais eficientes que as da escola anglo-saxonica. [1][2][3]
Uma vez que o principal agente é de origem Viral, numa primeira fase é desaconselhado o uso de antibióticos, a menos que o médico suspeite de infecção bacteriana simultnea (o que é razoavelmente comum, caso a Fisioterapia não seja feita de forma eficiente).
[editar] References
- ↑ Crespo S, Lourenço V. Fisioterapia Respiratória no tratamento da bronquiolite. ESSFISIONLINE 2007; 3:31-47.
- ↑ Diagnosis and Management of Bronchiolitis. Clinical Practice Guideline. Subcommittee on diagnosis and management of bronchiolitis. Pediatrics 2006; 118: 1774-1793.
- ↑ Lanza F, Gazzotti MR, Luque A, Cadrobbi C, Faria R, Solé D. Fisioterapia Respiratória em Lactentes com bronquilite: Realizar ou não? O mundo da saúde 2008; 32 (2): 183-188.