Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Enfisema é uma doença pulmonar obstrutiva crônica caracterizada pela dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares, o que causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente. Ela geralmente é causada pela exposição a produtos químicos tóxicos ou exposição prolongada ao fumo de tabaco. Caracteriza-se pela hipertrofia e hiperplasia das paredes das mucosas.
[editar] Sinais e sintomas
O enfisema é caracterizado pela perda da elasticidade do tecido pulmonar, destruição das estruturas que suportam os alvéolos, e destruição dos capilares que nutrem os alveólos. O resultado é que as pequenas vias aéreas colabam durante a exalação do ar, levando a uma forma obstrutiva de doença pulmonar. Os sintomas incluem a falta de ar, hipoventilação, e peito expandido. Assim que o enfisema avança, podem-se observar deformidades nas unhas, decorrentes da hipóxia.
As pessoas que sofrem de enfisema podem hiperventilar para manter os níveis sanguíneos de oxigênio adequados. A hiperventilação explica o porquê de os pacientes com enfisema não aparentarem cianose.
[editar] Achados e Diagnóstico
O diagnóstico de Enfisema está intimamente relacionado ao da DPOC(doença pulmonar obstrutiva crônica), entretanto ao que se refere o Enfisema, pode-se utilizar a oximetria de pulso, a gasometria arterial, e os sinais e sintomas relacionados a hipoxemia.
[editar] Prognóstico e tratamento
O enfisema é uma condição degenerativa irreversível, embora possa haver uma pequena recuperação da função pulmonar. A medida mais importante que pode ser tomada para diminuir a progressão do enfisema é a interrupção do tabagismo por parte do paciente e a diminuição à exposição a cigarros. A reabilitação pulmonar também pode ser muito útil para melhorar a qualidade de vida do paciente. O enfisema também é tratado auxiliando a respiração com anticolinérgicos, broncodilatadores e medicação esteróide (inalada ou oral). Além disso a suplementação de oxigênio também é necessária. Em situações mais graves, pode levar à morte.
[editar] Tratamento médico e cuidados de enfermagem
- broncos dilatadores (aminofilina, efedrina).
- fluidificantes (xaropes, iodeto de potássio).
- antibiótico terapia (penicilina, ampicilina, tetracielinas).
- oxigeno terapia.
- inalação.
- sedativos.
- corticosteróide.
- sinais vitais.
- higiene bucal e corporal.
- anotar aceitação alimentar.
- auxiliá-lo, se necessário na deambulação.
- ambiente calmo e arejado.
- orientar a expelir secreções, anotar na papeleta aspecto das secreções e qualquer alteração do quadro.
- medicar conforme prescrição médica..
[editar] Associações
O enfisema é geralmente associado à bronquite ou bronquite crônica.