Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ginecomastia é o nome dado ao crescimento das mamas nos homens devido a patologias, geralmente associadas a desbalanços hormonais. Ginecomastia leve é considerada característica normal em meninos no começo da adolescência.
[editar] Diagnóstico e cirurgia
O diagnóstico pode ser feito tanto por um endocrinologista, cirurgião plástico como por um Mastologista. São duas as causas do aumento de volume na região peitoral: excesso de tecido mamário em decorrência de descontrole hormonal ou acúmulo de gordura.[carece de fontes]
A cirurgia para retirada do tecido mamário é feita por um cirurgião plástico. Após a cirurgia, o paciente é encaminhado a um tratamento hormonal.
Há casos que apenas há o acumulo de gordura que pode ser retirada com lipoaspiração. É muito comum em pessoas que engordam e depois emagrecem (o chamado efeito sanfona) acumularem gordura localizada na região peitoral.
[editar] Tratamento Medicamentoso
Vários estudos comprovam a eficácia do tamoxifeno (Antiestrogeno) para o tratamento medicamentoso da ginecomastia puberal e também a ginecomastia idiopática,administrado nas dosagens de 10 à 40 mg/dia durante 3 e 6 meses.O tamoxifeno é eficaz no tratamento da ginecomastia, mais só necessário quando o paciente apresenta desconforto pisicológico ou dor importante. No tratamento com tamoxifeno, no primeiro mês o paciente já apresenta uma diminuição muito significante da dor.é importante esclarecer que a ginecomastia com mais de 2 anos não apresenta total reposta ao medicamento devido ao endurecimento do tecido mamário.
Predefinição:BIBLIOGRAFIA Cirurgião Plástico Thiago Gomes; Uso de Drogas,Desbalanço Hormonal, Administração de Medicamentos sem Necessidades fisiológicas (UFPE - Torrões