Estádio sensório-motor
(0 - 18/24 meses)
Neste estádio a criança desenvolve a sua motricidade e os seus mecanismo sensorias, ou seja, ela desenvolve os mecanismos locomotores ( gatinhar e andar) e de preensão que lhe permitiram explorar o meio em que se encontra, ao mesmo tempo que desenvolve a visão, a audição, o tacto etc.
Este estádio ao contrário do que se poderia pensar é de extrema importncia para o desenvolvimento intelectual futuro, porque quanto mais estimulada for a criança, mais possibilidades ela terá de se desenvolver intelectualmente.
Ao nascer a criança dispõem de um conjunto de reflexos, sendo a sucção um deles. O reflexo existe, porém só se revela na presença do estímulo que o consolida e exige o seu funcionamento. Quando a criança alcança o seio da mãe, o reflexo da sucção obtém seu estímulo adequado. Mais tarde, levará todo o tipo de objectos à boca ( generalização do reflexo).
Com cerca de 6 meses o bebé já é capaz de procurar os objectos escondidos. Com um ano de idade a criança experimenta activamente novos comportamentos. Tendo atirado um boneco que tinha na mão, ao chão, a criança repete várias vezes e em várias posições esse mesmo comportamento para verificar e feito obtido.
Este estádio indica o contacto da criança com o mundo e o ínicio da sua exploração. A criança adquire um conhecimento prático do mundo que a rodeia.