Pagina principale  |  Contatto  

Indirizzo e-mail

Password

Registrati ora!

Hai dimenticato la password?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novità
  Partecipa ora
  Bacheche di messaggi 
  Galleria di immagini 
 File e documenti 
 Sondaggi e test 
  Lista dei Partecipanti
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Strumenti
 
General: ### A PAIXÃO TEM PRAZO DE VALIDADE ###
Scegli un’altra bacheca
Argomento precedente  Argomento successivo
Rispondi  Messaggio 1 di 7 di questo argomento 
Da: cleolindinha  (Messaggio originale) Inviato: 20/09/2009 22:23
A PAIXãO TEM PRAZO DE VALIDADE.
As verdadeiras paixões são raras!. Acontecem de duas à três vezes no máximo durante a vida. Enquanto as mini paixões são comuns e frequentes. Essas paixonites podem durar um dia, uma semana, três, seis, oito meses.

A paixão tem prazo de validade. Segundo estudiosos um homem é capaz de manter-se apaixonado de dezoito à trinta meses, o que dá em média de dois anos. Passado esse período já não é mais paixão. É o hábito da convivência, podendo se transformar em amor maduro ou, ser o fim da relação!.
Tudo vai depender da forma como o casal enfrentará essa fase de transição do fim da paixão para o amor maduro, e, claro, do valor que será dado à experiência vivida pelo casal e pelos próprios parceiros.
"O vínculo amoroso e a importncia desse vínculo vai depender da quantidade e da qualidade de trocas que os parceiros foram capazes de estabelecer", afirma Maria Helena Matarazzo!.

Ja a mulher é capaz de exceder os dois anos. Por isso é a principal mantenedora da relação. É ela quem a sustenta durante o período de indecisão do homem. É óbvio que isso não é uma regra. Assim como, existem homens capazes de amar muito mais e por mais tempo que muitas mulheres. Mas, estes são raros e infelizmente nem sempre, valorizados.

O amor é o anseio da fusão completa de união com outra pessoa. Nela está o desejo sexual e o aconchego emocional que se sente pela pessoa. Essa forma de amor pode ser a mais enganadora que há.
No amor maternal e filial, ama-se eternamente; até mesmo pós morte. O amor da mãe por seu filho e vice-versa, não termina com a morte de um deles. Mãe, pai, filho, não são amados por um período e depois substituídos e esquecidos. Uma mãe é capaz de amar o filho mesmo quando este não demonstra ser um bom filho. Esta é a forma de amor legítimo.

O amor entre duas pessoas costuma ser confundido com a paixão.
O amor maduro é o sentimento que pode resultar do fim da paixão. Num relacionamento, quando a paixão acaba, ou o relacionamento termina, ou pode-se evoluir para o amor maduro. Amor maduro é entre outras coisas: renúncia, compromisso, aceitação, respeito, admiração, compreensão, boa vontade...
O que determina o término do relacionamento com o fim da paixão, é em que base foi construído: se mais sexual e físico, que o envolvimento emocional e espiritual.

O que contribui para a continuidade na relação com o fim da paixão, é o valor que se dá à forma que viveram, as experiências trocadas, o compromisso emocional assumido mútuamente, e a maturidade dos parceiros. Isto cria um elo emocional fortíssimo entre o casal, onde o prazer sexual já não é mais o principal fator!.
Importante também é o valor dado ao companheiro pelas suas qualidades, que passam a ser vistas e mais valorizadas, (ou menos, no caso de terminar a relação).

Quando se está apaixonado, ficamos cegos; não vemos ou ignoramos os "defeitos". Acreditamos que conseguiremos eliminar esses vícios com nosso amor.
Com o fim da paixão passamos a ver a pessoa como ela realmente é. Sem a 'cortina ofuscante da paixão', vemos os defeitos e as qualidades.
Aqueles que são maduros e não egoístas, saberão valorizar as qualidades do companheiro, e fazendo-as seu novo ponto de partida rumo ao amor adulto.

A paixão é o encontro súbito das barreiras existentes entre duas pessoas desconhecidas. O tempo da paixão corresponde exatamente à superação dessas barreiras. Quando vencidas, acaba-se a paixão.

No princípio falam da vida pessoal, dos sonhos, das angústias, demonstram algumas infantilidades, ciúmes, inseguranças; estabelecem interesses comuns, demonstram sua raiva, seu ódio. Para alguns a intimidade é sinônimo apenas de contato sexual.

Pronto! a pessoa amada se torna completamente conhecida, explorada, esgotada ou não (só conhecemos aquilo que foi exposto, e nem sempre tudo é completamente revelado), não existe mais barreira a ser rompida. E o processo começa a regredir; a proximidade vai diminuindo com o passar do tempo. Os interesses ja não são mais os mesmos. As diferenças começam a aparecer e ganham força. O interesse de um pelo outro diminui, incluindo o desejo sexual. Já não são mais tão desejáveis e estimulantes um para o outro. É o fim da paixão.
E o processo recomeça. Porém com outra pessoa e, com a ilusão de que esse novo amor será diferente dos anteriores
. Essas ilusões costumam ser provocadas pelo carater enganador do desejo sexual.

O desejo sexual não é só um apetite físico e pode estar ligado também a ansiedade provocada pela solidão, carência, pelo desejo de conquistar ou ser conquistado, pela vaidade ou estimulado pelo amor.

Como o desejo sexual está na cabeça da maioria das pessoas e, ligado à idéia de amor, são facilmente levadas a pensar erroneamente que se amam quando, na verdade, se desejam fisicamente.
Pode-se desejar sexualmente alguem sem, necessariamente amá-la. Mas o amor, normalmente desperta o desejo sexual. Nesse caso, a realação é carregada de ternura, sem a ganncia de conquistar ou ser conquistado. Sem o jogo erótico.
Se o desejo sexual não for estimulado pelo amor, essa relação será apenas orgástica e momentnea.

A atração sexual cria temporariamente a ilusão de união, mas, se não houver amor, essa união será ilusória. Passageira. E se o que procura é o amor, a pessoa vai facilmente desapontar-se.
A carência normalmente, confunde e contribui para que uma pessoa faça tudo para se apaixonar: empenha-se na conquista e em ser conquistado, quando, na verdade tudo que quer é o contato erótico. Com o desejo realizado se apaixona, ou, se não houve empatia com o parceiro, percebe que tudo não passou da sua necessidade fisiológica.///.

Revisor de texto: Marcos Castelli

Referênicia Bibliográfica: A Arte de Amar - Erich Fromm

 




Primo  Precedente  2 a 7 di 7  Successivo   Ultimo  
Rispondi  Messaggio 2 di 7 di questo argomento 
Da: ZÉMANEL Inviato: 21/09/2009 20:34

Paixão

A PAIXãO é o melhor produto que podes adquirir.
Não tem prazo de validade.

Pode durar para sempre.
Só tens que a saber usar.

Rispondi  Messaggio 3 di 7 di questo argomento 
Da: NATY-NATY Inviato: 09/11/2009 14:38

Fala...
De paixão de tesão
Teu jeito
Que não é maldito
Declamando poemas
Ao meu ouvido
Com som de prazer...
Diga...
Que está apaixonado
Nada temos além
Da nossa paixão
Fala...
Que desejas o meu sorriso
Fala tudo que eu preciso
Porque hoje
è tudo permitido
Em êxtase e paixão

Rispondi  Messaggio 4 di 7 di questo argomento 
Da: NATY-NATY Inviato: 19/12/2009 20:07

Rispondi  Messaggio 5 di 7 di questo argomento 
Da: NATY-NATY Inviato: 09/01/2010 16:39

Rispondi  Messaggio 6 di 7 di questo argomento 
Da: NATY-NATY Inviato: 09/01/2010 16:40

Rispondi  Messaggio 7 di 7 di questo argomento 
Da: Lúcia Dias Inviato: 09/01/2010 22:33
 
 





 
 
Beijos no coração
 


Primo  Precedente  2 a 7 de 7  Successivo   Ultimo  
Argomento precedente  Argomento successivo
 
©2025 - Gabitos - Tutti i diritti riservati