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General: COLEÇÃO DE MITOS
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Respuesta  Mensaje 1 de 7 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 19/01/2010 22:31
Mitos
São verdadeiros astros, seres que ocuparam um lugar particular no "star-system" do início do Cinema. As suas interpretações ajudaram a que a Sétima Arte ocupasse o lugar de destaque que hoje possui. Conheçamo-los um pouco melhor...
Charlie Chaplin

O mito de Charlie Chaplin não teria alcançado tamanha popularidade se os seus biógrafos não fizessem remontar a sua origem humilde ao East Lane de Londres, onde veio ao mundo a 16 de Abril de 1889. Com uma carreira profissional brilhante e reconhecida desde sempre, o cómico britnico vai inspirar-se nas suas vivências para criar uma personagem comovente e patética, que denuncia as contradições da vida humana, com base num discurso universal (o cinema mudo-inicialmente): Charlot. A silhueta do homenzinho de chapéu de côco, fato coçado, grandes sapatos, bigode aparado e bengala, pertence à história do século XX. Na verdade, Charlot é um dos grandes heróis do nosso tempo. Com uma vida emocional muito atribulada (três divórcios escandalosos), Chaplin marginalizou todos os que lhe pudessem fazer sombra. mas o seu génio foi reconhecido em filmes como Uma Vida de Cão (1918), O Peregrino (1923), A Quimera do Ouro (1925) e O Circo (1928). Os seus filmes tiveram uma dimensão política, comprometendo-se activamente em campanhas de liberdade durante a Primeira Grande Guerra, onde denunciou a desumanização industrial em Tempos Modernos (1936). Mais tarde, satirizou Hitler e Mussolinni em O Grande Ditador (1940) e reafirmou o seu valor em Luzes da Ribalta (1952). Durante décadas votado ao esquecimento na América, em 1971 a Academia de Hollywood tenta reparar essa injustiça, outorgando-lhe um Óscar honorífico. Os seus filmes, provavelmente, perdurarão mais do que qualquer outro, pode dizer-se que Chaplin valia 0 em termos de estilo, mas era o máximo a nível de conteúdo

Marylin Monroe

A sua mãe era uma directora de filmes que enlouqueceu, abandonando-a. Marylin teve uma infncia atribulada, passando por várias casas de adopção, e precisou de trabalhar desde muito cedo. Mais tarde, tirou um curso de literatura e de expressão dramática na UCLA. O seu primeiro contracto com um estúdio durou somente um ano, mas, pouco depois, Marylin voltou em Ladies of Chorus, para qual cantou duas canções. Niagara (1953) e Os Homens Preferem as Louras (1953) lançou-a como sex symbol. Após a sua interpretação em The Seven Year Itch (1955), casou-se pela segunda vez com o herói do basebol Joe Dimaggio, divorciando-se no mesmo ano. Os críticos aplaudiram a sua transformação em Paragem de Autocarro (1956) e a imprensa ficou surpresa com o seu casamento com o argumentista Arthur Miller. Quanto Mais Quente Melhor foi outro momento alto da sua carreira. Considerada como a maior diva do cinema mundial, o mito de Marylin permanecerá para sempre vivo no espírito cinematográfico. A sua imagem estará sempre associada à sensualidade e ao retrato de uma loura irresistível que seduz desde o homem mais comum até ao presidente norte-americano. Com vários problemas emocionais, acabou por se suicidar de forma trágica por excesso de fármacos. 

  



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De: NATY-PT Enviado: 19/01/2010 22:34
Paul Newman

Lenda do ecrã, superstar e o homem com os olhos azuis mais famosos da história do cinema, Paul Newman nasceu em 1925 em Cleveland, Ohio. Actuou em peças teatrais na escola e depois de ser dispensado da marinha, em 1946, integrou a escola dramática de Yale, o que lhe valeu a entrada no famoso New York Actors Studio. Com uma beleza clássica e extremo sex appeal, estreou-se em The Silver Chalice (1954), actuação que não foi do seu agrado. Só em Somebody Up There Likes Me (1956) é que foi aclamado pela crítica pela sua interpretação brilhante. Nos anos 60, protagonizou grandes êxitos de bilheteira como The Hustler (1961), The Prize (1963) e Dois Homens e um Destino (1969). Também produziu e realizou muitos filmes de qualidade incluindo Rachel, Rachel (1968), filme nomeado para os Óscares. Tendo sido proposto para o Óscar nove vezes na sua carreira, Newman acabou por vencer a estatueta em A Cor do Dinheiro (1986). O seu percurso ainda hoje se evidencia em filmes, onde os seus desempenhos são mais reservados, mas com extrema personalidade. As Palavras que Nunca te Direi (1999) foi o seu último êxito. Como homem de afecto e generosidade, ele é o fundador de Newman's Own, uma famosa empresa de produtos alimentares em que os lucros revertem para instituições de caridade.


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De: NATY-PT Enviado: 19/01/2010 22:34
James Dean

James Dean cresceu na quinta do seu tio e do seu primo em Fairmount, Indiana. Apesar de ter tido uma carreira muito curta, conseguiu o estuto de mito como niguém. Nos seus primeiros filmes teve participações pouco relevantes, como em Sailor Beware (1951) ou Has Anybody Seen My Gal (1952). O estrelato só foi conseguido em três filmes, East of Eden (1955), Força de Viver (1955) e O Gigante (1956). A sua beleza física, o seu carácter de jovem rebelde, inconformado com o mundo à sua volta, foram a sua imagem de marca que conquistou a juventude das várias gerações. A sua morte prematura foi de uma violência extrema. Ao volante do seu Porsche Spider, colidiu tragicamente com um outro veículo, na Califórnia. Deste modo, até o seu fim demonstra a rebeldia que o caracterizou, isto porque duas horas antes do acidente tinha recebido uma multa por excesso de velocidade. A sua breve carreira, a sua morte inesperada e o seu funeral altamente publicitado transformaram James Dean num objecto de culto, de aparente fascínio intemporal

James Dean


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De: NATY-PT Enviado: 19/01/2010 22:35
Humphrey Bogart

Filho de um cirurgião de Manhattan, frequentou o curso de medicina em Yale. Acabou por ser expulso e por se juntar à marinha norte-americana, onde sofreu um ferimento que tornou a sua fala invulgar (situação que o distinguiu no cinema). Depois de se ter estreado como actor em 1920, só uma década depois conseguiu um contracto com a Fox que pouco o valorizou. Só passado sete anos é que Bogart ganhou alguma notoriedade em The Petrified Forest (1936). Este filme, esteve na origem da sua ligação com a Warner, onde, de 1936 a 1940, apareceu em 28 filmes, usualmente como gangster e duas vezes em westerns. 1941 foi o ano que o distinguiu no mundo cinematográfico, primeiro em High Sierra (1941) e depois em The Maltese Falcon (1941). A estes se seguiu aquele que foi o seu maior sucesso, Casablanca (1942), filme que lhe valeu  a nomeação para o Óscar de Melhor Actor, feito que viria a concretizar com A Rainha Africana (1951). Aquando da sua actuação em The Caine Mutiny (1954), já se encontrava gravemente doente (mesmo assim foi novamente nomeado), vindo a falecer durante o sono, na sua casa em Hollywood, depois de uma operação à garganta.


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De: NATY-PT Enviado: 19/01/2010 22:36
É o maior bailarino que já existiu, maior ainda que Nijinski”, disse um dia Noel Coward a propósito de Fred Astaire. E com toda a razão, já que este talento da dança e da arte de representar criou uma aura lendária que começou logo dois ou três anos após a sua primeira aparição. Filho de um comerciante de cerveja, nasceu em Omaha (Nebraska), em 1899. A sua carreira começou a meias com a sua irmã Adele em espectáculos de revista musical. Broadway e Londres são outros locais frequentados por esta estrela que se estreia no cinema com o filme Voando para o Rio de Janeiro (1933). O ritmo, a alegria, a espontaneidade e a diversão causadas pelos passos marcantes da dança de Astaire permitiram-lhe prolongar uma carreira de sucesso, com obras conhecidas, como Chapéu Alto (1935),Vamos Dançar? (1937) e Idílio Musical (1940). Fred Astaire brilhou também com o apoio da diva Ginger Rogers, formando um par imortal, com espectaculares sequências de danças. Provou ser um bom actor, quer pela sua carreira consistente, quer pelos prémios que recebeu.
Portrait by Jeffery Fain - Celebrated Faces

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De: NATY-PT Enviado: 19/01/2010 22:37
Clark Gable

Clark Gable foi designado de O Rei, sendo um dos mais populares actores principais de Hollywood, nos anos 30 e 40. Nomeado três vezes para os Óscares como Melhor Actor ao longo da sua carreira, conseguiu um estatuto extremamente sólido. Destacou-se pela sua masculinidade, superando todos pelo seu charme, atingiu o estatuto de sex-symbol. O seu valor permitiu-lhe assinar um contracto surpreendente de doze filmes com a MGM. Com as suas participações em Red Dust (1932), Numa Noite Aconteceu (1934) e Revolta na Bounty (1935), assegurou o seu papel de protagonista num dos filmes mais reconhecidos de Hollywood, E Tudo o Vento Levou (1939). No decorrer da sua carreira, Gable  permaneceu humilde, consciente e confiante, qualidades que lhe garantiram o estrelato e tornaram-no num dos símbolos do cinema clássico. 


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De: NATY-PT Enviado: 19/01/2010 22:38
Bette Davis

Os seus pais divorciaram-se quando ainda era jovem. No seu primeiro ano de ensino secundário, trocou a dança pela representação. Depois de integrar uma pequena escola de expressão dramática, Davis passou pela Broadway em 1929, tendo no ano seguinte entrado na esfera de Hollywood. Em 1932, assinou o seu primeiro contracto com a Warner Brothers, vindo posteriormente a ser premiada com o Óscar de Melhor Actriz em Dangerous (1935) e Jezebel (1938). Ao longo da sua carreira, chegou a ser premiada oito vezes incluindo no filme Eva (1950), a obra que a mais identifica. O seu estilo é inconfundível, quer pelo seu charme de mulher fatal, quer pelo carácter demonstrado na composição das suas personagens. Porém, o sucesso dos anos 30 e 40, esbateu-se com alguns insucessos que se prolongaram até 1962, ano em que fez What Ever Happened to Baby Jane?, que relançou  a sua carreira. Depois de um percurso muito conseguido, Davis ganhou o reconhecimento, em 1977, pelo American Film Institute, que lhe atribuiu uma menção honrosa.



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