[editar] Vírus da Parotidite
- Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
- Ordem: Mononegavirales
- Familia: Paramyxoviridae
- Gênero: Rubulavirus
- Espécie: Vírus da parotidite
É um vírus da família dos paramixovirus, parente do vírus do sarampo. O seu genoma é de RNA simples, de sentido negativo (a cópia é que serve de mRNA para síntese proteica). É envelopado, pleomorfico variando de 100-600nm, e de formato esférico, muitas vezes filamentoso. O envelope contém as proteínas hemaglutinina e neuraminidas, que participam das reações imunológicas, sendo antígenos virais.
Fonte: Trabulsi, Microbiologia, 4ª edição
[editar] Epidemiologia
É altamente infeccioso. Os vírus são transmitidos por gotas de espirros, tosse, respiração em ambiente fechado ou por contato direto. O vírus pode continuar a ser transmitido 2 meses após a infecção.
[editar] Progressão e sintomas
A parotidite infecciosa é uma enfermidade contagiosa aguda caracterizada por um aumento não supurativo de uma ou ambas glndulas salivares parótidas, e também as outras glndulas salivares, sendo outros órgãos também acometidos. O período de incubação é de 12 a 24 dias.
O vírus penetra pela boca e vai até à glndula parótida (canal de Stenon) onde se dá a multiplicação primária, viremia e localização nos testículos, ovários, pncreas, tireóide, cérebro, próstata, fígado, baço e timo. A multiplicação também se pode dar no epitélio superficial respiratório, viremia e localização nas glndulas salivares e outros órgãos.
Os sintomas são inchaço das parótidas (dos lados da face junto às orelhas) com dor, febre, dores de cabeça, garganta inflamada e dores de testículo em 20% dos casos. Um terço das infecções pelos vírus da caxumba são assintomáticos.
Ocasionalmente em adultos ou adolescentes, mas raramente em crianças, quando tratada de forma equivocada ou displicente, pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite), raramente resultando em surdez e esterilidade. A esterilidade só ocorre em individuos do sexo masculino durante ou após a puberdade e nunca em crianças.
A imunidade após resolução é para toda a vida. A mortalidade é baixa e principalmente em adultos.
[editar] Diagnóstico e tratamento