Cultura da Colômbia
A cultura colombiana tem origens que remetem a uma mescla entre as tradições dos antigos habitantes da região, e dos espanhóis que colonizaram o país.
A religião, que também foi influenciada pelos europeus, é presente em boa parte da população, e maior das religiões na Colômbia é a católica: 90% dos habitantes pregam esta religião.
Devido à geografia do país, e dificuldades de acesso entre as regiões, criaram-se diversas culturas regionais diferentes dentro do país.
-
Alguns dos desportos mais praticados na Colômbia são a patinação e o futebol, sendo este o desporto mais popular.
A melhor participação do país em Olimpíadas, foi em 2000, quando María Isabel Urrutia ganhou o ouro no halterofilismo, na categoria 75 quilos.
A Seleção de futebol representa o país nas competições da FIFA e da CONMEBOL. A Colômbia venceu a Copa América em 2001.
Também nasceu na Colômbia o ex-piloto de Formula 1, Juan Pablo Montoya.
-
A Colômbia é um país extremamente rico em diversidade musical. É berço de diversos genêros, tais como a Cúmbia, o Bambuco, e o Vallenato.
Vários artistas de renome nasceram lá, como Shakira, o Carlos Vives, Juanes, John Leguizamo(ator de Hollywood) e outros.
[editar] Literatura
A Colômbia é pátria de diversos escritores de renome internacional, destacando-se entre estes Gabriel García Márquez, Prémio Nobel da Literatura, autor de livros como Cem Anos de Solidão e Crônica de uma Morte Anunciada.
Também são importantes na literatura do país autores como Jorge Isaacs (autor de poemas, poesias e apenas um romance) e José María Vargas Vila.
Jesús Martín-Barbero é escritor espanhol, mas vive no país desde 1963, aos 26 anos de idade.