Esporte no Japão
Os esportes praticados no Japão variam desde os tradicionais, chamados budô, em especial o judô, o karatê, o kendo e o sumô, considerado o esporte nacional,[67][68][69] até os esportes Ocidentais tais como o basebol e o futebol, introduzidos no país após a restauração Meiji e popularizados através do sistema educacional.[70] Outros esportes populares são os esportes de inverno, como snowboard, esqui e patinação no gelo, além do golfe,[71] e do automobilismo com o Super GT e a Formula Nippon.[72] Diversos atletas japoneses, em especial do basebol e esportes olímpicos têm notoriedade internacional.
O basebol é um dos esportes com espectadores mais populares do Japão.[70] A liga profissional japonesa de basebol surgiu em 1936 e foi reformulada para o formato atual em 1950. Ela é formada hoje por doze grupos de todo o país. As competições anuais são vistas por milhões de pessoas.
O futebol começou a crescer com a criação da J-League em 1991[73] e a contribuição de "Zico" no Kashima Antlers entre outros técnicos.[70] Sendo já o segundo esporte mais praticado nas escolas procura-se gerar uma cultura do futebol que garanta sua prática pela população.[74] Desde então, os clubes da liga contam com muitos atletas estrangeiros.
O Japão já foi sede de várias competições internacionais, como os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, os de 1998 e as Olimpíadas de 1964 em que o judô foi incluído como modalidade olímpica.[75] O histórico de participações do Japão nos Jogos Olímpicos remonta a 1912 em Estocolmo e desde 1964 o país participou de todos os eventos olímpicos, a não ser por um breve momento em 1980.[75] Em 2002, o país sediou a Copa do Mundo de Futebol em conjunto com a Coreia do Sul, chegando à fase de oitavas-de-final. Na edição seguinte, a equipe nacional que era comandada por Zico não repetiu o sucesso e foi eliminada na primeira fase da competição.
Referências