Fotos: cortiça portuguesa com design a caminho do MOma em Nova Iorque
Chama-se Alma Gémea a colecção que uniu a cortiça à faiança e gerou obras de arte, agora convidadas a ultrapassar fronteiras e a brilhar em galerias internacionais .
As colecções de objectos de design da Corticeira Amorim made in Portugal estão a caminho de algumas das maiores galerias de prestígio em Nova Iorque e Milão.
A colecção Alma Gémea, conseguida à base da combinação de cortiça e faiança foi seleccionada para ser vendida no MoMA, um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.
A junção destes dois materiais, cortiça e faiança, aliados a um conceito de design arrojado, resultam numa aposta na contemporaneidade, tanto a nível estético e conceptual, como funcional.
A exposição dos objectos vai realizar-se no espaço Destination Portugal, já a partir de Maio, juntamente com uma selecção de outros artigos nacionais, desenvolvidos a partir de métodos e técnicas tradicionais e com forte capacidade de alavancar o design ecológico.
O crescente interesse de reputados criadores pela cortiça revela-se também no Onion Pinch, uma estrutura totalmente concebida em cortiça, da autoria dos arquitectos Caterina Tiazzoldi e Eduardo Benamor Duarte, que foi produzida pela Amorim Cork Composites para a Experimenta Design, uma bienal internacional dedicada ao design, cuja última edição se realizou em Lisboa.
Dado o conceito inovador que apresenta, em muito conseguido pela utilização da cortiça - uma matéria-prima 100% natural - a escultura Onion Pinch foi convidada para prestigiadas exposições internacionais.
Após presença na Experimenta Design e na Compotec, tem já participação assegurada em importantes certames com enfoque na inovação e nos materiais compósitos, como a MADE expo, em Milão (Fevereiro) e a JEC, em Paris (Abril).
Veja, abaixo, alguns dos objectos portugueses a caminho do MOMA de Nova Iorque: