COMA PãO PORQUE O PãO NãO ENGORDA
Hoje o pão é considerado como um alimento saudável e o seu alto teor de fibras faz dele uma arma útil na prevenção e tratamento dos problemas intestinais.
Comido na justa medida determinada pelo tamanho do corpo e pela actividade física que se desenvolve, não deixa emagrecer e não faz engordar, o que engorda é aquilo com que se barra o pão. O pão de mistura de trigo e centeio, preparado com farinhas mais completas do que o vulgar pão de trigo, foi elaborado com três objectivos: 1º - Os ácidos aminados dos dois cereais completam-se e equilibram-se entre si, resultando uma importante melhoria da qualidade proteica do pão. 2º - Como as farinhas empregues são menos espoadas, mantêm maiores quantidades de minerais, vitaminas e fibras. 3º - O melhor paladar das farinhas possibilita salgar menos, sem defraudar o gosto tradicional.
Em variadas regiões do país multiplicam-se os pães caseiros, de formatos grande e médio, o chamado pão saloio, muito apaladados e nutricionalmente vantajosos.
Também um pouco por toda a parte, se vulgariza o pão integral, preparado com uma mistura de farinha quase integral e uma mistura de farinha de pão branco. É gostoso, macio, rico de nutrientes reguladores, nomeadamente fibras.
Além do pão de trigo e da mistura de trigo e centeio, também há o pão de milho, e que muitas padarias preparam agora juntando a este, pequenas porções de farinha de trigo e de centeio.
Prefira pão bem cozido, com cdea alourada ou castanha, de miolo homogéneo e resistente.