Por Fernando Rebouças |
A extensão é de 1.052 quilômetros quadrados, com uma profundidade aproximada de 42 metros. Os mergulhadores conseguem uma visibilidade em até 20 metros na profundidade do oceano que banha a Baía de Todos os Santos.
A região da Baía de Todos os Santos apresenta diversidade cultural, histórica, em construções arquitetônicas e na formação de ecossistemas e biodiversidade. A arquitetura abrange as igrejas, fortaleza, edifícios coloniais e de fazendas.
Há uma Mata Atlntica remanescente na região e recifes de corais encontrados na foz dos Rios Paraguaçu. Jaguaripe e Subaé. A Área de Proteção Ambiental da Baía de Todos os Santos existe graças ao Decreto Estadual 7595, redigido em 1999.
Os limites da baía são o Porto da Barra ao Norte, situado na cidade de Salvador, e a Ponta do Garcês, situado ao sul no município de Jaguaripe. A região que compreende a Baía de Todos os Santos oferece atrativos turísticos em ilhas e praias paradisíacas. A baía também oferece eventos náuticos como as regatas Aratu/Maragogipe e o Campeonato baiano de Windsurf.
No ano de 1501, durante uma expedição da Coroa portuguesa, que navegara na região para o reconhecimento das novas terras, a área foi batizada de Baía de Todos os Santos, devido ao dia da navegação que navegava no litoral baiano em 1° de novembro, Dia de Todos os Santos, na Igreja Católica. A expedição foi comandada por Gaspar Lemos e na embarcação havia a presença do cartógrafo Américo Vespúcio que registrou todos os acidentes geográficos.
Durante o século XVI, a Baía de Todos os Santos abrigou o maior e mais importante porto de exportação do Hemisfério Sul, nele escoava toda a prata produzida na Bolívia, o açúcar brasileiro e, recebia, os escravos provindos da África.
Há cinquenta e seis ilhas na região, as mais importantes são as ilha dos Frades, ilha de Maré e a ilha de Bom Jesus. A região é núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica, a baía possui importantes manguezais nos estuários dos rios Paraguaçu, Subaé e Jaguaripe.
A região apresenta elevada densidade demográfica do Estado da Bahia, abrange dezesseis municípios com cerca de três milhões de baianos. Em meio a tanta riqueza cultural e natural, 80 % do esgoto urbano são escoados para o mar sem tratamento prévio, há ainda emissões de poluição atmosférica com baixo monitoramento do Estado.
Fontes:
http://www.aquinapraia.com.br/baia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baía_de_Todos-os-Santos
http://ospiti.peacelink.it/zumbi/org/germen/tsantos.html
http://www.sunrisemusics.com/turismo09.htm