Fotografia aérea da núvem de cinzas resultante da erupção vulcnica junto ao cume do glaciar de Eyjafjallajokull na Islndia tirada a 14 April 2010. Arni Saeberg,Guarda Costeira Islandesa,EPA
Nuvens de cinza, expelidas por um vulcão na Islndia, lançaram o caos no tráfego aéreo europeu e provocaram o cancelamento de voos nos aeroportos de todo o Mundo. Grã-Bretanha, Irlanda e os Países Nórdicos encerraram os seus espaços aéreos em parte ou na totalidade, deixando retidos no solo milhares de passageiros.
A TAP cancelou esta manhã todos os voos para Inglaterra, devido ao encerramento dos aeroportos naquele país, motivado pela erupção na Islndia. "A TAP só conseguiu realizar um voo hoje de manhã, mas já cancelou cinco voos Lisboa-Londres, mais dois com ligação Porto-Londres e outro Funchal-Londres, indicou à agencia Lusa fonte oficial da companhia aérea. Ao principio da tarde, o aeroporto de Faro tinha já registado o cancelamento de 28 voos provenientes da Irlanda e do Reino Unido. Igual destino tiveram outros 31 voos que deveriam ter levantado voo com destino áqueles países.
No que respeita aos Paises Nórdicos a TAP já tinha, esta manhã, cancelado dois voos, um para Estocolmo e outro para Copenhaga, por causa da nuvem de cinzas. A transportadora aérea nacional aguarda agora por mais informações para saber se terá de proceder, por razões de segurança, ao cancelamento de mais voos com destino a aeroportos da Noruega e da Suécia.
Na Dinamarca, Finlndia e Países Baixos o cenário é semelhante e na Bélgica, o aeroporto de Bruxelas cancelou todas as partidas de voos, antecipando a chegada da nuvem de cinzas vulcnicas ao território belga.