Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Portugal dos melhores em ciência
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 04/10/2007 12:32
Progress찾o nas ci챗ncias é destacada em relatório europeu

Célia Marques Azevedo
Portugal foi o segundo melhor no estudo das ci챗ncias, matemáticas e tecnologias, entre os 27 estados-membros da Uni찾o Europeia. Uma nota de 13,1% numa prova cujo valor ideal era de 15%, de acordo com os critérios da Comiss찾o Europeia para atingir os objectivos de Lisboa em 2010, em matéria de educa챌찾o e forma챌찾o.
O relatório, ontem, apresentado em Bruxelas pretende fazer o ponto de situação do progresso conseguido na área da educação, com base em indicadores e metas a atingir a nível europeu, nomeadamente em termos de acesso à educação, desempenho ou abandono escolar, ou ainda o financiamento da mobilidade na educação.
Nas ci챗ncias, matemáticas e tecnologias, o melhor aluno foi a Eslováquia com 14,7%, numa área onde a assimetria entre os géneros ainda é notória - só 31% dos estudantes s찾o do sexo feminino.
O abandono escolar precoce dá, de novo, o segundo lugar a Portugal mas desta vez na tabela dos maus resultados. Em 2006, 39,2% dos estudantes entre os 18 e os 24 anos abandonaram a escola sem terminar o Ensino Secundário. Na Uni찾o europeia a média foi de 15,3%, mas a Comiss찾o Europeia gostaria de ver este valor descer para os 10% até 2010.
Mais uma prova é o número de pessoas entre os 20 e os 24 anos que completaram o Ensino Secundário - só cerca de 50%, o que dá a Portugal a pior posi챌찾o entre os 27 da UE. Bruxelas gostaria de chegar a 2010 com 85% das pessoas com o Secundário completo. Ainda assim foi um dos países que mais progrediu nos últimos seis anos.
A Comiss찾o defende que as crian챌as que frequentam a pré-primária obt챗m melhores resultados durante o período escolar obrigatório e s찾o potenciais frequentadores do sistema de forma챌찾o contínua depois dos 25 anos. Em 2005, 84% das crian챌as portuguesas de quatro anos frequentavam já o ensino, o valor ideal para a UE é chegar aos 90% em 2010.
A forma챌찾o continua em Portugal ainda está aquém da média europeia dos 10%. Só 3,8% dos portugueses prossegue os estudos, quer de educa챌찾o superior quer de reciclagem depois do 25 anos.

Países de Leste
Os novos países da Uni찾o Europeia, mas sobretudo a Eslováquia, a República Checa e a Polónia registam os melhores desempenhos, alguns mesmo acima da média da UE. T챗m a menor taxa de abandono escolar, a maior de conclus찾o do Secundário e de estudos científicos.

EUA melhores que UE
As universidades europeias aparecem nas listas dos melhores resultados, ainda assim povoadas de universidades norte-americanas. O investimento no Superior é menor na UE do que nos Estados Unidos. Bruxelas justifica a diferen챌a com o investimento do sector privado.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados