Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Jasmim de São José, espirradeira, oleando e etc
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 17 en el tema 
De: mayra1950  (Mensaje original) Enviado: 05/10/2007 22:12

Olá Café Zambeze,
Rebebi esse email e achei por bem divulgá-lo aqui:
Meu nome é Giana, tenho um filho de 5 anos e crian챌as que freqüentam a minha casa!!!
A nossa gatinha Yoli, ela tinha 11 meses, e era um bichinho muito querido por nós.
Ela apareceu morta misteriosamente, sem nenhuma doen챌a aparente no domingo dia 27/11/2005.
Não conformados, levamos ela para realizar uma autópsia em uma clínica de patalogia especializada. Para nossa surpresa, a patologista nos informou que a hipótese de doença estava totalmente descartada, inclusive as doenças microscópicas, e confirmou que ela havia sido intoxicada por alguma substância letal. Perguntei à ela, se poderia ter sido alguma planta que ela poderia ter ingerido.
A Dra. me informou que existe uma planta ornamental que causa intoxica챌찾o em seres vivos, chama-se Oleandro, e possui uma flor, normalmente rosa (pode ser outras cores).
Para minha surpresa, na quinta-feira, dia 24/11/2005, 4 dias antes da morte de nosso bichinho, eu havia comprado na Feira Modelo de minha rua, uma flor com essas características, por R$ 0,60 centavos. Feira essa, fiscalizada e autorizada pela SMIC, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Sentei no computador e comecei minha pesquisa pelo nome da planta (que realmente era a mesma que eu havia comprado!), e veja o que descobri:
*Outros nomes populares : espirradeira, oleandro, flor-de-s찾o-josé, loureiro-rosa e loandro-da-índia
*Constituintes Químicos : oleandrina, neriantina
*Contra Indica챌천es : tóxica, uma única folha pode causar envenamento.
*Parte Tóxica : Toda planta, mesmo depois de morta.
*Dose Letal : 0,18 g da planta pode causar a morte de um homem de 80 Kg.
*Sintomas da Intoxica챌찾o : dores abdominais, pulsa챌찾o acelerada, diarréia, vertigem, sonol챗ncia, naúsea, v척mitos, coma e morte. Os sintomas podem ocorrer várias horas após a ingest찾o
Obs: Cerca de 15-20 g, pode matar um bovino ou um eqüino. Existem casos registrados de morte de humanos em decorr챗ncia de intoxica챌찾o.
Por favor, divulguem para o máximo de pessoas possíveis, porque hoje foi nosso bichinho de estima챌찾o, amanh찾 n찾o sabemos quem poderá ser vítima da inofensiva florzinha.
****************
Sendo assim, eu também pesquisar e dentre muito que encotrei de infoma챌찾o, copiei o resumo que aqui estou postando.
Pensei em nós, filhos, netos , animais e amigos.
Beijinho,
Mayra

Nerium oleander

Por: Daniel Camara Barcellos

Foto: Daniel Camara Barcellos

Família: Apocynaceae.

Sinonímia Bot창nica: Nerium florindum Salisb., N. grandiflorum Desf., N. lauriforme Lam.. , N. splender Hort., Oleander vulgaris Medic.

Nomes Vulgares: Espirradeira, Oleandro, Flor-de-S찾o-José, Loandro, Loureiro-rosa, Loandro-da-India.

Descri챌찾o Bot창nica: Arbusto grande de 3-5 metros de altura, muito ramificado, de folhas persistentes e coriáceas. As flores s찾o brancas, róseas ou vermelhas.

Ecologia/Fenologia: Usada em sol pleno, pouco exigente em temperatura e umidade, desenvolvendo-se até em climas frios e áridos. Flora챌찾o na primavera-ver찾o.

Parte Tóxica: Toda a Planta.

Principio Ativo: Oleandrina, neriantina (glicosídeos cardiotóxicos)

Dose Letal: Uma única folha é suficiente para causar envenenamento. DL50 é de 0,18 mg/kg de oleandrina (concentra챌찾o na planta de 0,08%). Logo, 18 g da planta s찾o suficiente para matar um homem de 80Kg.

Principais Sintomas em Caso de Intoxica챌찾o: Dores abdominais, pulsa챌찾o acelerada, diarréia, vertigem, sonol챗ncia, dispnéia, irrita챌찾o da boca, náusea, v척mitos, coma e morte, os sintomas podem ocorrer várias horas após a ingest찾o

Antídoto/Tratamento:: Tratamento sintomático com anti-espamódicos (atropina ou similares), anti-eméticos (metoclopramida ou difenidramina), protetores de mucosa e adsorventes intestinais. A lavagem gástrica deve ser feita por pessoal experiente. Em contamina챌찾o ocular, recomenda-se lavagem demorada com água corrente, colírios antissépticos, analgésicos e posterior encaminhamento do paciente a um oftalmologista. A conduta terap챗utica nos transtornos cardíacos depende dos achados eletrocardiográficos e da monitoriza챌찾o do paciente, que deve ser feita em unidade de terapia intensiva. Geralmente, hipercalemia, bloqueio de condu챌찾o e ectopia ventricular s찾o indicativos de casos graves. A irritabilidade ventricular é tratada com antiarrítimicos da classe II, sendo a fenitoína, a droga de escolha. A dose recomendada varia de 7 a 10 mg/Kg/24 horas, que pode ser administrada em infus찾o venosa lenta ou em período mais rápido de 20 a 30 minutos, repetindo-se a dose duas a tr챗s vezes, se necessário. Potássio é altamente eficaz na supress찾o de ritmos ectópicos. Cloreto de potássio pode ser administrado por via oral ou venosa. Para crian챌as, doses fracionadas de 1 a 2 g (13 a 27 mEq) diárias podendo elevar-se até 4 g (52 mEq) para crian챌as maiores. O equilíbrio hidroeletrolítico deve ser cuidadosamente controlado.

Outros Usos/Observa챌천es: Cerca de 15-20 g por animal s찾o suficientes para matar bovinos e equinos, existem casos registrados de intoxica챌찾o e morte de humanos que utilizaram o ramo de Nerium oleander como espeto de churrasco. Mesmo as folhas secas continuam como tóxicas.

Entre os índigenas americanos, as mulheres preparavam um chá desta planta para assasinar seus maridos.



Primer  Anterior  2 a 2 de 17  Siguiente   Último 
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 17 en el tema 
De: antunesgalv찾o1 Enviado: 06/10/2007 00:48
Esta realmente é uma notícia importante!Obrigada Mayra!Olha como uma planta t찾o bela pode ser t찾o mortal!Vamos difundir tua mensagem!Manela.


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados