Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Nos primeiros anos de existência, a stock car brasileira era disputada com Opala
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 7 en el tema 
De: 7804fugas  (Mensaje original) Enviado: 13/10/2007 19:54

A Stock Car Brasil (Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasil.

Foi criada em 1979 para ser uma alternativa à extinta Divis찾o 1 (D1), que corria com as marcas Chevrolet (Opala) e Ford (Maverick). Isso ocorreu porque a D1 vinha perdendo o interesse do público e dos patrocinadores por estar se tornando uma categoria monomarca devido à superioridade dos modelos Chevrolet. Para que isso não ocorresse, a General Motors criou uma nova categoria, que unisse desempenho e sofistica챌찾o. O nome foi um golpe de mestre: além de emular o nome da famosa categoria americana, desviava a aten챌찾o de que era uma monomarca, fato que foi comprovado na prática somente neste ano.

A sua primeira corrida foi realizada no Autódromo de Tarum찾, no Rio Grande do Sul. A cria챌찾o da categoria foi a melhor resposta a um antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida: uma categoria de Turismo que unisse, para os padr천es da época, desempenho e sofistica챌찾o.

O regulamento foi criado para limitar os custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances dignas das competi챌천es internacionais. A primeira prova contou com a presen챌a de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros de 4 100cm3. A pole position da estréia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta. Ele fez o tempo de 1min23s00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone.

Na época, o piloto retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula 1, onde defendeu a equipe Copersucar-Fittipaldi. Ingo Hoffmann, doze vezes campe찾o da Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995.

Nestas temporadas aconteceu um sem número de ultrapassagens, grandes duelos e festas repletas de emo챌찾o. Nesses anos todos foram centenas de corridas pelos autódromos do Brasil. Em 1982 duas provas foram realizadas no Autódromo de Estoril, em Portugal.

Em 1987 ocorreu a primeira grande mudan챌a da Stock Car. Com a mudan챌a de apoio da GM na organiza챌찾o, foi adotado uma carenagem, criada e montada pela fabricante de carrocerias de onibus Caio, que era inserida em cima do chassi do Opala. O carro ganhava na aerodinamica e no desempenho, ficando muito parecido com um prototipo, mas sem a marca da GM. Os equipamentos de seguran챌a ficam mais sofisticados.

A GM volta a investir pesado na categoria em 1990, voltando a organizar e passando a construir em sua fabrica um prototipo monobloco.

Sem grande apelo do publico e perdendo espa챌o para categorias mais baratas bancadas por outras montadoras, a categoria passa por nova transforma챌찾o em 1994, quando é adotado como veiculo o Omega de rua adaptado para competi챌찾o. Numa estratégia de marketing e para diminui챌찾o de custos, as corridas passam a serem realizadas em rodadas duplas com a Formula Chevrolet, num evento chamado Chevrolet Challenger, cujos ingressos eram gratuitos e distribuidos nas concessionarias de veiculos da marca.

A partir de 2000 a General Motors deixa de organizar a competi챌찾o em definitivo, que passa a ser realizada pela empresa Vicar, de propriedade do ex-piloto Carlos Col, que tambem gerencia a Formula 3. Para modernizar a competi챌찾o e melhorar a seguran챌a dos pilotos, a Stock Car passa a utilizar um chassi tubular. O projeto é do engenheiro argentino Edgardo Fernandez, que faz algo parecido para a categoria argentina Top Race V6, inspirado tanto na Nascar norte-americana quanto no DTM alem찾o. O chassi, fabricado na ZF, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone, pode receber a carenagem de qualquer carro sedan.

Desde de 2003 deixou de ser usado na categoria o motor de 6 cilindros Chevrolet, usado com modifica챌천es desde o inicio da Stock Car em 1979, sendo trocado pelo motor V8 sem marca importado dos EUA pela ZF, similar ao utilizado na Busch Series da Nascar, iguais e limitados a 450 HP. Assim, a montadora GM passa a ser patrocinadora da categoria, fornecendo a carenagem do sedan Vectra, abrindo espa챌o para que outras montadoras pudessem ingressar na categoria com investimentos baixos.

A temporada de 2005 também entrou para a história da Stock Car. Além de a categoria ter se tornado multimarca - pela primeira vez os Mitsubishi-Lancer correram ao lado dos Chevrolet-Astra -, no dia 30 de outubro 40 carros da Stock Car V8 realizaram uma inédita corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. Foi uma rodada ao lado da TC 2000, a principal categoria da Argentina e que no m챗s de julho tinha corrido em Curitiba (Autódromo Internacional de Curitiba). O Autódromo Oscar Gálvez recebeu um público de 70 mil pessoas. Giuliano Losacco foi o vencedor da prova com Mateus Greipel em segundo e Luciano Burti em terceiro lugar.

O ano de 2006 teve mais novidades. Além de a corrida da Argentina ter sido mantida no calendário, a Stock Car V8 recebeu a terceira marca. O Volkswagen-Bora passou a ser a carenagem de dez carros da principal categoria do automobilismo da América Latina. As equipes foram liberadas para a utiliza챌찾o do uso da telemetria, que permite um maior controle das equipes sobre o comportamento do carro.

Peugeot 307 concept
Peugeot 307 concept

Para 2007 a competi챌찾o conta com a participa챌찾o da quarta montadora, a Peugeot, que utiliza a carenagem do 307 Sedan inicialmente em oito carros e, posteriormente, em dez. O objetivo é que a categoria tenha 10 carros de cada uma das quatro marcas.



Primer  Anterior  2 a 7 de 7  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 7 en el tema 
De: pauloafonso964 Enviado: 13/10/2007 20:08

Na época, o piloto retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula 1, onde defendeu a equipe Copersucar-Fittipaldi. Ingo Hoffmann, doze vezes campe찾o da Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995.

Ena Milá, gostei de saber desta notícia

Estes dois senhores foram os meus ídolos da fórmula1 na minha juventude, depois mudei-me para os finlandeses e por fim optei por um "brutânico"!!!

falta só mais um piloto desta época, brasileiro, que militou esporádicamente na F.1, Chico Serra!


Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 7 en el tema 
De: 7804fugas Enviado: 13/10/2007 20:28
Pois é.
Sabes que cá em casa é tudo adepto de Formula 1 e n찾o só....
Achei muito interessante esta noticia e boa pra "picar" o Joao que anda desaparecido destas lides, lol
Mas aqui tens
Imagem:Chico Serra 2007 Curitiba.jpg

Registros na F1

Nacionalidade
Brasileiro
Anos 1981-1983
Time(s) Fittipaldi, Arrows
GPs disputados 33 (18 disputados)
Campeonatos 0
Vitórias 0
Pódios
0
Pole positions 0
Voltas mais rápidas 0
Primeiro GP GP do Oeste dos EUA de 1981
Último GP GP de M척naco 1983

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 7 en el tema 
De: 7804fugas Enviado: 13/10/2007 20:49

James Simon Wallis Hunt (29 de Agosto de 194715 de Junho de 1993) foi um piloto de Fórmula 1 ingl챗s. Campe찾o em 1976 derrotando Niki Lauda, é o quinto colocado no Ranking da McLaren com 9 vitórias e teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi (do Brasil) e Lauda, sendo considerado até hoje como o último piloto "rom창ntico" da Fórmula 1. Uma foto clássica da fórmula mostra Hunt sentado em um carro com uma lata de cerveja e um cigarro na m찾o tendo uma linda garota ao seu lado. Esta foi a síntese do que foi James Hunt para a história da F1. Quase n찾o é lembrado seu ato de heroismo, no acidente em que morreu Ronnie Peterson, quando retirou o piloto sueco do carro ainda em chamas. É importante salientar que na metade do campeonato de 1976, Hunt tinha apenas 6 pontos e Lauda mais de 50. O acidente de Lauda em Nurburgring deixando o austríaco fora de algumas provas ajudou, mas é inegável o desempenho extraordinário de Hunt, que vencendo 6 provas naquele ano tornou-se campeão mundial.


Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 5 de 7 en el tema 
De: pauloafonso964 Enviado: 13/10/2007 21:01
É isso aí... Bravo, Milá!!!
Já fui "fundamentalista" deste desporto durante duas décadas, agora aquilo já n찾o tem interesse, para mim!
Olha se quiserem e gostarem do tema em questão, criei um blog onde pus vídeos de rallys dos famosos anos 80, podes ir lá dar uma vista de olhos!!! e aconselho-vos a porem o som bem alto... atenção é à poeira q os carros levantam!!!

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 6 de 7 en el tema 
De: 7804fugas Enviado: 13/10/2007 22:06
Obrigada Paulo
É que gostamos mesmo tudo o k seja desporto motorizado.
Logo já vou ver se engulo uns quilinhos de pó, nós de Tete nem sabemos o que isso é, ehhhhh.
Uma laurentina ou uma 2M empurram esse pó todo, e é o que vou fazer agora, dar a voltinha "higienica" e rega-la um bocadinho, quem quizer que apare챌a, lol
Milá

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 7 de 7 en el tema 
De: pauloafonso964 Enviado: 13/10/2007 23:06
...n찾o te atrases, já est찾o aí a ser servidas...
Bom Fim de Semana...


Primer  Anterior  2 a 7 de 7  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados