Só nos EUA, os consumidores nos últimos dois anos perderam o equivalente a 7 biliões de dólares através de esquemas fraudulentos de Phishing e Spyware. De facto, uma em cada quatro lares americanos com acesso à Internet foram vítimas de cibercrimes. Os resultados são a conclusão de um inquérito realizado a mais de dois mil americanos e é uma amostra significativa dos 80 milhões de lares americanos com Internet.
O irónico é que esta praga crescente está a contribuir directamente para a venda de computadores, já este tipo de ataques foram responsáveis pela substituição de 1,8 milhões de computadores nos últimos dois anos, só nos EUA… E de entre estes ataques o tipo que está em maior expansão são os ataques de Phishing dos quais foram registado aqui mais de 23 mil por mês e onde 8% destes dois mil lares admitiram ter caído no engodo e fornecido ao Phisher dados pessoais… Exactamente… Podemos fácilmente extrapolar estes 8% em dois mil para… Um total de… perto de 10 milhões de utilizadores logrados em esquemas de Phishing!… De facto, com tantos potenciais clientes, os criminosos devem estar demasiado atolados em dados para poderem realizar fraudes informáticas sobre todos eles…
Quanto ao Phishing… Já falei dele por aqui em abundãncia… E até em vários casos nacionais do mesmo. Mas deixo o mesmo conselho de sempre: nunca abra qualquer e-mail do seu banco, nunca clique em links de mails de origem que desconhece… Instale um bom programa de Anti-Spyware e mantenha o seu antivirus actualizado e o seu pc actualizado. Sempre. E se seguir estas simples regras o seu dinheiro deve ficar onde deve estar: consigo.
Fonte: Top Tech News