Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: ESTRESSE OXIDATIVO
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: mayra1950  (Mensaje original) Enviado: 09/11/2007 07:02
Estresse oxidativo
Doen챌a pode desencadear de doen챌as cardíacas a derrame cerebral, alertam médicos
Por Rodrigo Amorim

O discurso contra o cigarro, o álcool, a exposi챌찾o intensa aos raios solares, polui챌찾o ambiental ou uma alimenta챌찾o inadequada ganha um novo refor챌o. Quem se exp천e a tudo isso corre riscos de sofrer de estresse oxidativo. A nomenclatura pode parecer estranha para muitos, mas exige aten챌찾o.

O estresse oxidativo é causado por um descompasso entre os diversos compostos oxidantes e a capacidade do organismo de neutralizá-los através dos antioxidantes naturais produzidos ou n찾o no corpo humano. Segundo o médico Artur Lemos, especialista em medicina ortomolecular, ele ocorre dur ante o metabolismo celular, pelo excesso de compostos denominados radicais livres, que s찾o produzidos ininterruptamente durante as rea챌천es químicas pelas quais o organismo retira a energia dos alimentos da dieta, principalmente a챌úcares e gorduras.


Situação gerada em qualquer organismo quando produz sustâncias que causam danos à estrutura celular, o estresse oxidativo atua de forma intensa, desencadeando problemas como as doenças cardíacas, câncer, derrame cerebral, doenças respiratórias crônicas, arteriosclerose ou diabetes.


Quem já sofre de doen챌as como a diabetes é um forte candidato ao estresse oxidativo. "Quando os nutrientes entram nas células, s찾o imediatamente metabolizados para gerarem energia. Normalmente o organismo tenta controlar a produ챌찾o dessas subst창ncias ácidas mas, no caso da diabetes, o descontrole é agravado, favorecendo o aumento dos níveis de a챌úcar. Isso passa a ser gerado no próprio organismo do paciente", explica José Egídio Oliveira, chefe do servi챌o de nutrologia da UFRJ.


Especialistas refor챌am que o estresse oxidativo está diretamente relacionado ao envelhecimento. Mas n찾o existem dados estatísticos sobre sua incid챗ncia. Muitas vezes, o paciente só descobre ao investigar outros problemas. Por conta disso, a preven챌찾o é a melhor forma de tratamento.


O primeiro passo, para quem está exposto aos fatores de risco citados no início do texto, é procurar o médico para fazer uma avalia챌찾o. "A partir desse momento é possível avaliar de maneira mais precisa para solucionar o desequilíbrio entre os diversos compostos oxidantes e a capacidade do organismo de neutralizá-los. O exame básico, que detecta o risco ou a exist챗ncia, é realizado com a coleta de apenas uma gota de sangue", afirma José Egídio.


Também é necessário seguir as prescri챌천es do médico para o tratamento da doen챌a. Ou seja, se voc챗 tem diabetes, controle a taxa de a챌úcar. Anemia, melhore sua alimenta챌찾o. E assim por diante", conclui José Egydio.

Acho que estou "toda oxidada"...

Mayra



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados