Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Moçambique: Príncipe Aga Khan construirá fábrica vestuário
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 22/11/2007 18:28
Mo챌ambique: Príncipe Aga Khan construirá fábrica vestuário
O príncipe Karim Aga Khan, líder espiritual dos mu챌ulmanos ismaelitas, anunciou hoje em Maputo que a sua funda챌찾o construirá, no próximo ano, uma fábrica de vestuários para exporta챌찾o, em Mo챌ambique.
Esta fábrica, adiantou, empregará, numa primeira fase, 700 mulheres mo챌ambicanas.
Falando hoje num banquete oferecido pelo Presidente mo챌ambicano, Armando Guebuza, Karim Aga Khan disse que o projecto deverá arrancar em Junho do próximo ano, «mas o seu sucesso vai depender da parceria, através de um ambiente de trabalho facilitador» por parte do executivo mo챌ambicano.
O líder espiritual dos mu챌ulmanos ismaelitas iniciou na segunda-feira uma visita de quatro dias a Mo챌ambique, para visitar alguns dos projectos mais emblemáticos patrocinados pela funda챌찾o que ostenta o seu nome.
Num discurso proferido durante o jantar, organizado pela Presid챗ncia mo챌ambicana, o líder religioso anunciou que a sua rede irá multiplicar os investimentos de coopera챌찾o no país, incluindo Mo챌ambique num ambicioso projecto hidroeléctrico, situado em Bujagali, uma regi찾o de Uganda, ao longo do rio Nilo.
«A geração de energia e a electrificação rural é uma área crítica. Recentemente, o Fundo para o Desenvolvimento Aga Khan assumiu um papel financiador fulcral num dos maiores projectos hidroeléctricos na história de África, no Uganda - situado em Bujagali no Nilo Superior. Esperamos poder, agora, aplicar essa experiência nos projectos de Moçambique», disse
Karim Aga Khan lembrou que a sua fundação investiu, recentemente, num projecto de instalação de cabo de fibra óptica, que ligará África subsaariana e Oriental (incluindo Moçambique), com a cidade indiana de Mumbai e com Marselha, em França.
«Esta ligação irá possibilitar o acesso alargado, a baixo custo, das comunidades rurais de Moçambique, e irá requerer investimento adicional à estrutura de base existente», explicou.
Em Mo챌ambique, o líder espiritual dos ismaelitas tem realizado diversas visitas oficiais no 창mbito das comemora챌천es do seu jubileu de ouro, que terminam a 11 de Julho de 2008.
Há dias, Karim Aga Khan visitou a província de Cabo Delgado, no norte do país, onde a sua funda챌찾o está envolvida em diversas iniciativas, como o Programa de Desenvolvimento Rural da Costa Litoral, visando melhorar a qualidade de vida das popula챌천es locais em áreas como a educa챌찾o, saúde, capacita챌찾o da sociedade civil e desenvolvimento rural.
A propósito, disse ter constatado que os projectos de microcrédito est찾o a gerar novas oportunidades económicas (estimou que os mesmos tripliquem os tr챗s milh천es de dólares ao longo de tr챗s anos), demonstrando, por isso, a sua disponibilidade de apoiar o que for necessário.
Em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, «tivemos a preocupa챌찾o do presidente (do município) a respeito da falta de servi챌os financeiros em áreas rurais, e estamos preparados para dar resposta a esta preocupa챌찾o ao estabelecermos um banco rural de microfinan챌as no norte de Mo챌ambique», assegurou.
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento gasta aproximadamente 320 milh천es de dólares por ano em actividades de desenvolvimento social e económico e opera com mais de 200 institui챌천es de cuidados de saúde, incluindo nove hospitais, e mais de 300 escolas em países em desenvolvimento.
Proximamente, perspectiva criar uma universidade nos arredores da capital do país, Maputo.
Em Mo챌ambique, a coopera챌찾o portuguesa é um dos parceiros da funda챌찾o Aga Khan, que dirige uma comunidade de 15 milh천es de mu챌ulmanos que vivem em cerca de 25 países, oito mil dos quais em Portugal.
Diário Digital / Lusa


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados