Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: QUE TRISTE VERDADE...
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 3 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 28/11/2007 00:15
REQUIEM POR ESMERALDA

Jo찾o Miguel Tavares
Jornalista

É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que algum dos envolvidos no caso Esmeralda vir a entrar no reino dos céus. Esta história é como as tragédias de Shakespeare: nela não se encontra um único inocente, todos carregam consigo alguma forma de culpa, e por isso é tão difícil acreditar que o caso ainda possa vir a ter um final feliz.
Têm culpa o sargento Luís Gomes e Adelina Lagarto, os pais afectivos de Esmeralda, porque acharam aceitável arranjar uma filha através de um negócio feito à beira da estrada. Hoje pagam pela irresponsabilidade da decisão, de contornos mais do que duvidosos e nunca inteiramente esclarecidos, tomada a 28 de Maio de 2002. E pagam também por, a seu tempo, terem impedido qualquer aproximação do pai biológico à criança, contribuindo para o extremar de posições.
Tem culpa Aidida Porto, a m찾e biológica de Esmeralda, por ter entregue a filha como entregou, e um ano depois já a estar a reclamar de volta. Em todo este processo, Aidida andou sempre empurrada, consoante os ventos que sopravam dos tribunais e da comunica챌찾o social, e já disse tudo e o seu contrário.
Tem culpa Baltazar Nunes, o pai biológico de Esmeralda, porque descobriu a paternidade num tubo de ensaio que lhe foi posto à frente. Depois, fascinado pelos seus próprios espermatozóides, transformou todo este caso numa obsessão pela posse da filha, como se ela fosse um bibelô que se muda de uma casa para outra, sem dores. Tivesse ele um pingo de bom senso e este poderia ter sido um exemplo de persistência. Assim, é apenas um caso de teimosia, orgulho e egoísmo.
Tem culpa, acima de todos estes, a justi챌a portuguesa. A culpa da demora. A culpa da falta de equilíbrio. A culpa da arrog창ncia. Embora Baltazar só se tenha lembrado de que queria ser pai quando a filha já tinha nove meses, o certo é que anda desde 27 de Fevereiro de 2003 a solicitar a regula챌찾o do poder paternal. Já lá v찾o, portanto, 57 meses de decis천es judiciais absurdas, onde o interesse de Esmeralda foi sendo triturado por uma justi챌a cega, lenta e insensível, que quer fazer nascer um novo pai de acórd찾os obscuros, ao ponto de os técnicos que seguem a crian챌a terem decidido saltar fora do processo.
Por tudo isto, o melhor mesmo talvez seja atribuir a culpa à própria Esmeralda. A terrível e definitiva culpa de ter nascido. Alivie-se de uma vez a consciência de todos os intervenientes no processo, e que ela faça como na Canção Desnaturada de Chico Buarque - volte depressa para a escuridão do ventre da sua mãe, de onde, para descanso da nossa justiça, nunca deveria ter saído.


Primer  Anterior  2 a 3 de 3  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 3 en el tema 
De: m짧concei챌찾oalves1 Enviado: 28/11/2007 00:38
Ai està Chico Buarque, Isabel...........
Uma can챌찾o dsnaturada.
È um tema pertinente, triste e amargo........sobretudo para a justiça portuguesa (ou falta dela).
Acho, ou tenho a certeza, na minha opini찾o, que a principal vitima disto tudo, é a pobre Esmeralda.
Que humanidade é esta, que a seguir ao natal, destroem tudo um mundo, fazem uma pessoa desacreditar na justi챌a, no ser humano?
Alguém pensou sequer, ou mediu consequencias no futuro desta crian챌a?
No que ela se vai tornar mais uns poucos anos volvidos?
Pelo que tenho visto por aqui, muitas destas crian챌as, quando podem, fogem dos internatos, fogem da casa dos pais que elas nunca quiseram.......quem me diz que o mesmo n찾o se passará com esta menina?
Como pode ir u Tribunal contra todos os pareceres médicos e psicologos?
Sinceramente, n찾o entendo.
È certo que houve erros parte a parte...mas aquele pai biológico pode pensar em tudo, menos no bem estar fisico e psicologico da criança. Vai ser, sim, uma dura e diria mesmo, quase impossivel batalha.
A mae? Uma pobre coitada, sem muita instrução que veio para cá, a exemplo de muitas, á procura do "el dorado".
N찾o entendo mesmo...é lamentável e condenável esta situa챌찾o..e depois da "justi챌a" aplicada, só depois, se vai ver o erro.........
Nao vai haver Natal naquele lar, isso estou certa.
SAO ALVES

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 3 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 28/11/2007 14:48
S찾o,
Não tenhamos dúvidas que, quem vai pagar a factura de todos os erros cometidos pelos adultos é a pobre criança cobrada, pela "INJUSTIÇA" PORTUGUESA. Por mim, Portugal inteiro, deveria sair à rua, em protesto contra a cegueira de alguns magistrados.

Natal? Natal transformou-se num dia apenas, preparado em dois meses de antecedência, com corridas às lojas, luzes e brilhos a mascararem a hipocrisia instalada a todos os níveis. Quantos estarão, nesse dia, a celebrar o nascimento do menino Jesus?!
Beijinhos.
Isabel


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados