Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Reversão da HCB: Songo a postos para um dia histórico
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 28/11/2007 21:20

Pelo menos cinco Chefes de Estado deverão assistir à celebração, hoje, na vila do Songo, província de Tete, de uma cerimónia que simboliza a passagem do controlo da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) de Portugal para o Estado moçambicano.

Entretanto, até ao fecho da nossa edi챌찾o decorriam os tr창mites finais, tratados ao pormenor no Centro de Confer챗ncias Joaquim Chissano, em Maputo entre os dois governos, visando a transfer챗ncia dos 700 milh천es de dólares para o Estado portugu챗s, acto definido como o fecho financeiro necessário para a total revers찾o da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) para o nosso país.
Dada a delicadeza do assunto, não houve declarações à imprensa durante o dia, num ambiente de acerto de detalhes, de assinatura de vários documentos, tudo à porta fechada. Um ambiente caracterizado por um vai e vem entre os componentes das delegações deixou transparecer a forma cuidada como o assunto estava a ser tratado perante o olhar atento e curioso dos jornalistas.
Está previsto que estejam presentes na vila do Songo os presidentes Robert Mugabe, do Zimbabwe, Bingo Wa Mutarika, do Malawi, Festus Mogae, do Botswana e Levy Mwanawasa, da Zâmbia. A África do Sul far-se-á representar pela vice-presidente, a Suazilândia pelo primeiro-ministro, enquanto que Portugal será representado pelo respectivo ministro das Finanças, Manuel Teixeira dos Santos.
O Presidente Armando Guebuza já se encontra desde a tarde de ontem na vila do Songo, tendo percorrido demoradamente os locais que ser찾o palco das cerimónias centrais deste acontecimento, acompanhado por vários membros do Conselho de Ministros.
Hoje, segundo o programa distribuído aos órgãos de Comunicação Social, a cerimónia tem início às 9h15 minutos, logo após a chegada dos chefes de Estado à vila, ao que se seguirá uma visita Á barragem da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.
Chegados ao empreendimento, a visita será antecedida por uma cerimónia tradicional, depois seguindo-se o descerramento da lápide e de um monumento alusivo ao Presidente Samora Machel.
Prevê-se que às 12 horas se iniciem as intervenções, começando pelo governador da província de Tete, Ildefonso Muananthata. Seguidamente, o Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, irá proferir o seu discurso.
Está igualmente previsto um almo챌o colectivo com os operários da HCB, bem como a realiza챌찾o de actividades culturais típicas do povo mo챌ambicano. Ao meio da tarde, os chefes de Estado convidados dever찾o regressar aos seus países.
A vila do Songo, sede distrital de Cahora Bassa, está desde domingo último repleta de gente proveniente de vários pontos do país e de países vizinhos que querem testemunhar este grandioso acto. Chegaram igualmente ontem ao Songo alguns antigos trabalhadores portugueses da HCB, que, igualmente, querem testemunhar o processo de revers찾o.
Entretanto, uma manifesta챌찾o de rua tem lugar hoje na cidade-capital provincial de Nampula, para marcar a passagem da gest찾o da HCB para Mo챌ambique. A manifesta챌찾o, promovida pelo Conselho Municipal daquela que é actualmente a terceira maior cidade de Mo챌ambique, será caracterizada por uma marcha que vai passar pelas principais artérias da urbe, culminando na Pra챌a da Independ챗ncia, onde ser찾o apresentados discursos por parte de políticos e das organiza챌천es democráticas de massas, com destaque para a da juventude e mulher mo챌ambicanas e dos diferentes sindicatos de trabalhadores.
Est찾o previstas igualmente manifesta챌천es culturais que se arrastar찾o por toda a manh찾, segundo uma fonte do sector de Comunica챌찾o e Imagem da edilidade de Nampula.

fonte: Noticias


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados