O país parou ontem para celebrar a reversão da HCB a favor do Estado moçambicano, momento descrito como se tratasse de uma `segunda independência´. Apesar de as cerimónias centrais terem decorrido no distrito de Songo, em Tete, as festividades estenderam-se por todas as províncias, tal era a importância e magnitude do acontecimento.
Em Cabo Delgado, por exemplo, popula챌찾o proveniente de diversos bairros da capital, Pemba, concentrou-se na Pra챌a dos Heróis, onde foram dadas explica챌천es sobre a import창ncia daquele empreendimento. A isto juntou-se a realiza챌찾o de manifesta챌천es culturais.
Na cidade de Nampula, para além dos festejos realizados na Parque dos Continuadores, políticos, sindicalistas, estudantes, trabalhadores e munícipes em geral apresentaram mensagens cujo conteúdo exaltava os esforços do Governo para dirigir o país à independência económica.
No geral, as mensagens apontavam a necessidade de se trabalhar no sentido de vencer os desafios que se apresentam actualmente, entre os quais garantir a electrifica챌찾o de todos os cantos do país.
Centenas de citadinos acorreram ao pavilh찾o do Benfica de Quelimane, na Zambézia, para comemorar a entrega aos mo챌ambicanos da quinta maior hidroeléctrica no mundo. Nestas celebra챌천es, que contaram com a presen챌a do governador da província, Carvalho Muária, foram várias as actividades desenvolvidas, a destacar igualmente a leitura de mensagens de sauda챌찾o aos esfor챌os do Governo para alcan챌ar a chamada `segunda independ챗ncia'.
Em Manica, enquanto uns rejubilavam outros encaravam o acto com algum cepticismo em rela챌찾o ao seu futuro. Para os optimistas, a revers찾o representa um marco importante na história de Mo챌ambique e um contributo para o desenvolvimento económico e social do país.
Na província de Sofala, as celebra챌천es juntaram milhares de pessoas na Pra챌a da Independ챗ncia, onde se realizaram diversas manifesta챌천es culturais. Festa similar foi organizada na província de Inhambane, onde o governador Itai Meque considerou a HCB um instrumento estratégico para a redu챌찾o da depend챗ncia económica no país.
O acontecimento foi igualmente celebrado em Gaza onde milhares de pessoas saíram às ruas da capital da província para manifestar a sua satisfação. Numa cerimónia dirigida pelo governador Raimundo Diomba, foi destacada a importância daquele empreendimento para o crescimento do país.
Na capital do país, foi notória a satisfa챌찾o dos munícipes pelo facto de o país passar a deter a maior parte das ac챌천es da HCB.
fonte: Noticias