Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Acordo Portugal–Galiza vai formar doutorados em Nanomedicina
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 2 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 15/01/2008 21:07
Acordo Portugal–Galiza vai formar doutorados em Nanomedicina
Por Andreia Félix Coelho

Universidades portuguesas e da Galiza assinam protocolo para criar um Programa de Pós-gradua챌찾o ao nível de Doutoramento já em 2008 na área de Nanomedicina
Tr챗s universidades portuguesas e tr챗s da Galiza v찾o assinar amanh찾, no Círculo Universitário do Porto, pelas 11h30, um protocolo de coopera챌찾o em Nanomedicina que visa criar um programa de Pós-gradua챌찾o ao nível de Doutoramento já em 2008.
O protocolo será assinado pelas universidades portuguesas de Aveiro, Porto e Minho, e pelas galegas da Coruña, Santiago de Compostela e Vigo. O Ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, e a Conselheira para a Educa챌찾o da Galiza, Laura Sánchez Piñón, estar찾o presentes nesta cerimónia, em que assinam ainda uma Declara챌찾o Conjunta manifestando o seu apoio ao rápido desenvolvimento destes programas.
Esta iniciativa conta já com a adesão de cerca de 18 instituições portuguesas de investigação e desenvolvimento tecnológico, entre os quais 10 Laboratórios Associados, e está «aberta à colaboração de outras instituições, empresas e centros de investigação que se proponham contribuir de forma relevante para os seus objectivos, e muito particularmente com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia», explica a tutela em comunicado.
Diz ainda o ministério que «não é alheio a esta iniciativa o forte impulso dado à cooperação entre Portugal e Espanha na XXI.ª Cimeira Luso-Espanhola de Évora, em 18 e 19 de Novembro de 2005, marcada pela decisão de criação, em Braga, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), o qual tem as aplicações à Nanomedicina como uma das suas principais prioridades».


Primer  Anterior  2 a 2 de 2  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 2 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 15/01/2008 21:24
Nanomedicina é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia. Em suma a nanomedicina consiste em usar nanopartículas, nanorobôs e outros elementos em escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças.
A nanomedicina é um dos ramos mais promissores da medicina contempor창nea, retendo boa parte dos esfor챌os científicos na busca de novos tratamentos para doen챌as como o c창ncer e a AIDS, entretanto a nanomedicina ainda depende de muitos avan챌os científicos e tecnológicos, já que a tecnologia necessária para a aplica챌찾o da nanomedicina ainda é muito imatura.
As pesquisas em nanomedicina s찾o diretamente beneficiadas pelos avan챌os em biologia molecular e em nanorobótica. Atualmente decorrem muitos estudos sobre os efeitos de nanopartículas e nanorob척s dentro do corpo humano.
As possibilidades de aplica챌찾o da nanotecnologia na medicina s찾o imensas. Em teoria, nanorob척s poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e ent찾o identificaríam e destruiríam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais (baseados unicamente em química) n찾o conseguem ou demoram para conseguir.
Segundo estimativas, em Abril de 2006 já estavam sendo desenvolvidas pelo menos 130 drogas que utilizam a nanotecnologia no mundo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados