Apelo mundial para ajudar vítimas
As organizações não-governamentais Oikos e Save The Children iniciaram campanhas de recolha de donativos para acudir às vítimas das cheias em Moçambique, acção já lançada também a nível internacional pela Cruz Vermelha moçambicana.
A brit창nica Save The Children pretende angariar 1,3 milh천es de euros destinados a opera챌천es de auxílio a crian챌as deslocadas devido a subida do nível das águas de alguns dos principais rios de Mo챌ambique, enquanto que a portuguesa Oikos necessita de 350 mil euros para uma opera챌찾o de quatro meses no país.
No vale do Zambeze, centro do país, as cheias já obrigaram à deslocação de 53 982 pessoas, das quais 2121 foram resgatadas ontem para centros de acomodação temporária, de acordo com o último balanço oficial.
Os números totais dever찾o, no entanto, ser mais elevados já que ao longo do rio, sobretudo em localidades sitiadas como Mutarara, Mopeia, Chine e Inhangoma, permanecem popula챌천es por resgatar, como adiantou Jo찾o Ribeiro, director-adjunto do Instituto Nacional de Gest찾o de Calamidades de Mo챌ambique. A Save The Children alerta que "est찾o previstas para as próximas semanas fortes chuvas e prolongada subida do nível das águas, fazendo destas as piores cheias nos últimos anos".