Comprar a crédito é mais caro em Portugal
O crédito ao consumo vai ter novas regras e estas ser찾o iguais em toda a Uni찾o Europeia. As altera챌천es foram ontem aprovadas pelo Parlamento Europeu e t챗m por objectivo fazer com que os cidad찾os europeus possam contratar créditos para a compra de electrodomésticos ou de automóvel, por exemplo, noutro país que n찾o aquele onde residem e uniformizar as taxas de juros praticadas nos Estados-membros.
Os deputados europeus consideraram necessário alterar as regras, uma vez que este é um mercado que representa perto de 800 mil milhões de euros em toda a UE e que, por se encontrar muito fragmentado, faz com que existam “disparidades entre as taxas médias de crédito ao consumo” que vão dos 6,30 por cento na Finlândia – o valor mais baixo – aos 12,20 por cento praticados em Portugal.
As institui챌천es financeiras portuguesas s찾o aquelas que praticam a taxa de juro mais alta para este tipo de empréstimo.
A directiva ontem aprovada pelos eurodeputados e que será submetida a aprecia챌찾o do Conselho de Ministros das Finan챌as da UE aplicar-se-á aos créditos cujo montante total se situe entre os 200 e os 75 mil euros.
As novas regras obrigar찾o a que todos os folhetos informativos sobre crédito ao consumo incluam as taxas de juros correctas, o montante, o número e a periodicidade dos reembolsos e outros dados de um modo que possa ser facilmente comparável entre todas as institui챌천es e em toda a Uni찾o Europeia.
Quem contrair o empréstimo poderá anular o respectivo contrato num prazo de 14 dias se nesse período encontrar melhores condi챌천es.
Um dos pontos mais polémicos durante a discuss찾o das altera챌천es propostas foi o reembolso antecipado do crédito. Nesta matéria ficou acordado que o consumidor poderá fazer o pagamento antecipado total ou parcial de um empréstimo em qualquer momento.
Neste caso, as institui챌천es de crédito poder찾o, contudo, pedir uma indemniza챌찾o pelos custos incorridos, que n찾o poderá exceder 1% do montante do crédito reembolsado se o prazo remanescente for superior a um ano ou 0,5% do reembolso se o prazo for inferior a 12 meses.
NÚMEROS
PAÍS / TAXA DE CRÉDITO AO CONSUMO EM 2007 (%)
- Portugal: 12,20%
- Grécia: 10,00%
- Itália: 9,40%
- Espanha: 9,40%
- Países Baixos: 8,90%
- Eslovénia : 8,70%
- Alemanha: 8,00%
- Bélgica: 7,90%
- Fran챌a: 7,10%
- Áustria: 7,00%
- Irlanda: 6,80%
- Finl창ndia: 6,30%