Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: MOÇAMBIQUE - CHEIAS
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 23/02/2008 01:45
Cheias no centro : Já n찾o há vidas em risco - afirma o INGC num balan챌o actual da situa챌찾o

Cheias no centro : Já n찾o há vidas em risco - afirma o INGC num balan챌o actual da situa챌찾o

TODAS as pessoas que residiam em áreas susceptíveis a inundações no centro do país já estão fora de perigo e a situação das cheias estacionária, nos últimos quinze dias, com os rios a baixarem ligeiramente. Parte dos cursos de água apresentam-se até abaixo do nível considerado crítico.
Maputo, Sábado, 23 de Fevereiro de 2008:: Notícias

Numa avalia챌찾o da situa챌찾o actual das cheias, o director/geral do Instituto Nacional de Gest찾o das Calamidades, Paulo Zucula, disse que apenas o Zambeze e o Púnguè é que continuam com os níveis acima do crítico. Também já estiveram com níveis críticos o Búzi, Licungo e o Save.

Segundo Zucula, neste momento n찾o há mais gente para evacuar e a popula챌찾o está fora de perigo nos centros de reassentamento.

“Agora estamos a virar a atenção para a reconstrução e reassentamento e ainda para todo o trabalho de controle sanitário e epidemiológico. A outra componente é a provisão das necessidades básicas para a população refazer a sua vida”, disse a fonte.

Questionado sobre a actual situa챌찾o no norte do país, igualmente atingido por inunda챌천es, Zucula disse que as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa foram afectadas em dimens천es diferentes, mas n찾o na mesma escala em rela챌찾o ao centro e parte sul do país.

Entretanto, segundo o arrolamento feito, e ainda em curso, a popula챌찾o afectada carece ainda duma aten챌찾o especial para que possa refazer-se do drama da calamidade e retomar normalmente a vida.

Em Cabo Delgado, segundo a nossa fonte, os rios Montepuez e Messalo provocaram alguns estragos. Os distritos mais afectados são os de Muidumbe, Quissanga e Macomia, nos quais dez a doze mil pessoas perderam as suas culturas. Nesta província há muito poucas propriedades destruídas, apesar de as vias de acesso terem sido afectadas com o arrastamento de pontecas e drifts.

“Há muita solidariedade local e o governo provincial soube gerir a situação. Em Nampula, a localidade de Aube, em Angoche, 180 famílias ficaram sem 500 hectares com culturas, sobretudo arroz”, disse.

Em Niassa, segundo a nossa fonte, a situa챌찾o ainda está em avalia챌찾o, mas contam-se pelo menos 400 casas destruídas e 65 famílias que carecem de apoio imediato. Os distritos afectados s찾o Mecanhelas, Mandimba e Cuamba.

No quadro da gest찾o de riscos das calamidades, o Instituto Nacional de Gest찾o das Calamidades assinou ontem um memorando com o Programa das Na챌천es Unidas para o Desenvolvimento, na ordem de 2.7 milh천es de dólares visando a execu챌찾o dum projecto de natureza preventiva.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados